• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

Uma visão geral sobre a quiropraxia

Atualizado: 29 de jul. de 2021



Você com certeza já ouviu falar sobre alternativas à medicina convencional, para diversos problemas de saúde.


A quiropraxia é uma das técnicas integrativas mais conhecidas e praticadas no mundo, mas você sabe realmente o que é a quiropraxia, no que ela se baseia e o que pode ser tratado com ela?


Pensando nisso, preparamos um texto que te dará todas as informações que você precise conhecer sobre esta técnica com mais de um século de história.


O que é a quiropraxia?


Vamos começar do básico. A quiropraxia é uma técnica de manipulação vertebral, desenvolvida por um canadense chamado Daniel David Palmer, por volta de 1895, nos EUA. Palmer fez seu primeiro ajuste quiroprático em um homem que alegava ter perdido parte de sua audição no mesmo momento em quem sentira um incômodo e algo semelhante a um “estalo” nas costas. Após notar uma saliência nesta região das costas do homem, Palmer exerceu uma pressão e ouviu-se um forte estalo. O procedimento se seguiu e após algumas sessões parte da audição daquele homem estava recuperada.


Ou seja, traduzindo a história centenária em poucas palavras, a quiropraxia é um ajuste vertebral que visa recuperar, ou permitir que o corpo se autorrecupere, de problemas de saúde diversos.


A partir deste caso muito se seguiu estudando sobre a manipulação da coluna vertebral e a possibilidade da cura ou melhora da saúde de forma geral, através da correção das subluxações vertebrais.


O que é uma subluxação?



Subluxações podem ser entendidas como o desalinhamento vertebral. A vértebra fora da sua posição natural. Diversos fatores podem causar essas subluxações: doenças congênitas ou adquiridas, acidentes, mau uso da coluna, postura, rotina de vida, desgaste natural e outros.

Pela nossa coluna vertebral existe a conexão completa de nosso corpo com o cérebro através dos nervos.


Dentro do nosso sistema músculo esquelético, uma vértebra desalinhada pode exercer pressão em um determinado nervo e assim impedir o bom funcionamento e transmissão da informação por esse nervo, resultando em um problema de saúde em determinada região do corpo.


O trabalho do quiropraxista através das manobras manuais ou com aparelhos, consiste em realinhar estas subluxações, permitindo que o próprio corpo restabeleça o equilíbrio do organismo e desta maneira elimine o problema que está sendo sentido.


O que pode ser tratado com a quiropraxia?


Geralmente, está muito associada a dores diretamente na coluna, principalmente região lombar e cervical. Realmente, se formos pegar em um cenário geral, grande parcela da população adulta sofre com dores na coluna. Porém, as técnicas de quiropraxia podem ser utilizadas para melhorarem problemas relacionados a outras partes do corpo como braços e pernas e até mesmo situações de dores de cabeça, ansiedade, estresse e outros problemas de cunho emocional.


Nosso corpo é uma máquina complexa e extremamente conectada. Um desalinhamento de coluna ou do quadril, pode gerar dores e problemas nos joelhos ou pés, por exemplo. A quiropraxia busca cuidar da saúde de forma completa.


Basicamente, as indicações que podem ser tratadas com a quiropraxia são:

  • enxaqueca;

  • dor de cabeça;

  • hérnias de disco;

  • cervicalgia;

  • torcicolo;

  • escoliose;

  • artrite;

  • artrose;

  • lesões articulares;

  • dor ciática;

  • dor na coluna cervical;

  • dor nas costas;

  • disfunção temporomandibular (DTM);

  • fibromialgia.

E como é feito o diagnóstico quiroprático


Durante a sessão, o profissional buscará entender, primeiramente, tudo o que você está sentindo, conhecer um pouco mais sobre sua rotina, estilo de vida e buscar fazer uma análise clínica e de palpação para identificar possíveis pontos de desalinhamento, baseado no que você relatou.


Alguns exames de imagem podem ser utilizados para ajudar na conclusão de um diagnóstico.


Tratamento quiroprático


Feito o diagnóstico, o profissional quiroprático passará a utilizar as técnicas de manipulação vertebral para corrigir os pontos de desalinhamentos. Alguns destes movimentos podem gerar os conhecidos estalos. Apesar deste “barulho”, os movimentos são indolores e o estalo que é ouvido algumas vezes não tem uma relação direta com a eficácia ou não da manobra praticada.

A principal busca da quiropraxia é pela causa do problema. O quiroprático busca entender o que está causando este desequilíbrio e corrigi-lo. Por isso, é muito comum que, dependendo do caso, o paciente já sinta uma melhora logo após a primeira sessão, mas seja necessário dar uma continuidade no tratamento, com novas sessões e em intervalos a serem definidos pelo quiropraxista.




Como falado, a busca sempre será por resolver o problema na sua raiz, sua origem. Desta maneira, além das sessões de quiropraxia, é possível que seja prescrito para o paciente algumas outras atividades e até mesmo uma mudança no estilo de vida, com atenção e alterações da rotina, como posição ao se sentar ou a fazer determinados movimentos. O comprometimento do paciente com esta continuidade do tratamento fora da clínica é crucial para a melhora mais rápida e duradoura.


É importante atentar-se ao profissional que irá realizar o tratamento. Ele deve ser graduado em quiropraxia. Este profissional é treinado em alto nível de segurança e prática clínica, de acordo com normas da OMS. A quiropraxia é uma profissão de nível superior e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)


Vamos nos reajustar?


Mesmo que você não tenha algum problema específico de saúde mais aguda (uma dor que te acompanha há tempos ou incômodos recorrentes), saiba que todos nós podemos e devemos realinhar nossas vértebras de uma forma a melhorar a nossa qualidade de vida e bem-estar.

Com a correria e estresse do dia a dia, nossa coluna sofre os impactos da nossa rotina, além do natural desgaste com o passar do tempo. É preciso reajustar de tempos em tempos essa máquina que é o nosso corpo, buscando o seu melhor funcionamento sempre.


Agende um horário conosco e venha experimentar os excelentes benefícios que a quiropraxia lhe proporcionará já na primeira sessão.




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo