• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

Tratamento de dores de cabeça nas crianças com acupuntura.

Atualizado: 17 de jan.

A milenar técnica chinesa é uma alternativa eficaz, indolor e livre de medicamentos para tratar as enxaquecas.



Se nós, os adultos, já sofremos muito com episódios de dores de cabeça, imagine só as crianças. Casos de dores de cabeças em crianças são cada vez mais comuns e frequentes. Tanto cefaleias, como enxaquecas, que a depender da intensidade e da frequência com que aparecerem, podem prejudicar o convívio social e mesmo o aprendizado escolar desta criança.


Dores de cabeça em crianças, ainda mais as frequentes, devem sempre ser investigadas com o pediatra, já que podem revelar distúrbios físicos ou psicológicos.


Quando consegue-se identificar as causas de uma enxaqueca em uma criança, encontra-se um atalho para controlar a doença ainda no começo, evitando complicações e problemas futuros.

Neste artigo que preparamos para você, explicaremos um pouco mais sobre as dores de cabeça nas crianças e como a acupuntura é uma excelente alternativa de tratamento.


Dores de cabeça e enxaqueca em crianças.


A enxaqueca atinge mais de 30 milhões de brasileiros. Alguns estudos estimam que até 40% das crianças brasileiras possam sofrer com episódios de enxaqueca.


Um dos pontos mais complicados nesta fase é a identificação rápida da doença nas crianças. O diagnóstico é muito difícil e geralmente os principais sinais são revelados durante o período escolar.


A grande dificuldade do diagnóstico está no fato de a enxaqueca não possuir um único fator causador e não ter uma cura completa e absoluta. Tratando-se de enxaqueca, acredita-se que uma concentração anormal de neurotransmissores leva a mensagem de dor ao cérebro, mas sem um motivo físico definido. Na medicina tradicional chinesa, também existe a crença de que a dor é resultado de um desequilíbrio e/ou obstrução da nossa energia vital (Qi), do sangue ou dos dois.


Sintomas da enxaqueca.


Como identificar que seu filho ou sua filha podem estar apresentando casos de enxaqueca?

Bom, a doença se manifesta de forma muito parecida tanto em crianças como em adultos, portanto, separamos uma lista dos principais sinais e sintomas de enxaquecas para você ficar atento:

  • Náuseas;

  • Vômitos;

  • Manifestações neurológicas transitórias;

  • Dor latejante, que começa em um dos lados da cabeça;

  • Dor abdominal;

  • Hipersensibilidade à luz e aos sons;

  • Formigamento nos braços e pernas;

  • Aparecimento de estrelinhas ou limitação do campo de visão.

Em crianças, as crises podem persistir por até 72 horas, variando a intensidade de paciente para paciente.


Fatores alimentares, alérgicos, ansiedade e tensão emocional podem também funcionar como agentes causadores da doença.


Tratamento da enxaqueca infantil através da acupuntura.


A acupuntura é uma excelente alternativa para o tratamento de diversos problemas físicos, emocionais e psicológicos. Inclusive, casos de enxaqueca infantil.


A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde.


Durante as sessões, o profissional acupunturista aplica estas pequenas agulhas nestes pontos específicos do nosso corpo, estimulando terminações nervosas existentes na pele e nos demais tecidos, liberando substâncias no sistema nervoso central e enviando mensagens até o cérebro.

Seu efeito anti-inflamatório e de relaxamento físico, emocional e mental é extremamente alto, com uma eficácia em torno de 80%, por isso, é tão indicada nos casos de enxaqueca infantil.


Com o avanço das sessões, as crises podem ser controladas, chegando ao ponto de praticamente eliminá-las da vida dos pacientes, dependendo de cada caso.


A acupuntura geralmente não causa nenhum tipo de dor ou desconforto. Durante a sessão, alguns pacientes relatam uma espécie de sensação de leve peso no local da agulha, algo latejante, um leve formigamento ou mesmo reações como calor nestes pontos ou pelo corpo. Reações leves e passageiras, que costumam sumir em poucos segundos.


Geralmente, em crianças pequenas, as agulhas são inseridas nos pontos específicos e retiradas logo em seguida. Nas crianças mais velhas, elas podem ficar por um pouco mais de tempo.

Mesmo assim, se ainda há um grande temor de agulhas pela criança, existem técnicas dentro da acupuntura, que podem auxiliar para se realizar um tratamento, como é o caso da auriculoterapia com sementes.


Conclusão


Ficar atento aos sinais e sintomas, conversar sempre com a criança para entender o que ela está sentindo e manter uma rotina de consultas no pediatra é extremamente importante para conseguir se concluir o diagnóstico da enxaqueca, bem como, tentar identificar o mais rapidamente possível o que está gerando essas dores.


A partir de então, o tratamento com a acupuntura pode ser interessante e extremamente eficaz, sem a necessidade do uso de medicamentos.


Clique no botão abaixo, agende um horário conosco e venha conhecer esta e outras técnicas de medicina integrativa que temos em nossa clínica para auxiliar você a encontrar o seu equilíbrio físico, emocional e energético por completo.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo