top of page
  • Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

VOCÊ SABE O QUE SÃO TERAPIAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE?


Você provavelmente já ouviu falar sobre terapias integrativas para tratamentos de saúde.


O assunto vem ganhando notoriedade nos últimos anos e cada vez mais a medicina convencional vem incorporando as práticas e técnicas de terapias integrativas como um suporte para os seus pacientes.


Quiropraxia, osteopatia, acupuntura, técnicas orientais e outras, quando comprovadas cientificamente, entram no leque de possibilidades de diversos tratamentos, tornando esta jornada em busca da cura, ou da melhor qualidade de vida, um caminho mais curto e mais acessível.


O que é a saúde integrativa?




A saúde integrativa é uma abordagem que tem como o foco o paciente. E na sua totalidade. Ou seja, corpo, mente, emocional e espírito.



Nós somos uma máquina perfeita, complexa e integrada. É preciso haver sinergia entre cada uma das áreas para podermos alcançar o real estado de bem-estar com o melhor funcionamento possível desta máquina.


O uso de terapias integrativas, como a quiropraxia, auxiliam em diversas doenças e servem de apoio a tratamentos convencionais, dando uma resposta ainda mais rápida e positiva.


A medicina convencional, muitas vezes, busca suprimir a doença, tratando o diagnóstico e a consequência, o efeito que está sendo sentido pelo paciente, e nem sempre encontrando a real causa que pode ter levado o surgimento deste problema de saúde.


A terapia integrativa busca diminuir o uso de medicamentos e tratamentos convencionais. De uma forma menos invasiva e não medicamentosa, as técnicas abordadas nas terapias integrativas visam reestabelecer o equilíbrio do organismo, aliviando os sintomas e agindo na causa do problema.


As questões emocionais, mentais, energéticas (espirituais) e de fator externo (ambiente em que se vive e o estilo de vida) são tratadas como engrenagens de um todo. Desta forma, trabalha-se para que atuem em conjunto com a finalidade de recuperar o funcionamento ideal da saúde deste paciente.


A ideia das terapias integrativas é, através de tratamentos naturais e não invasivos, estimular a resposta positiva do organismo, procurando pela causa do problema, integrando cada uma destas variáveis de tratamento e, desta forma, devolvendo a qualidade de vida e bem-estar.


Quiropraxia como terapia integrativa


As terapias integrativas vão trabalhar no desequilíbrio, nas alterações da estrutura, podendo ser vértebra, músculo, articulação, emocional ou mental.


E quando estamos falando do nosso sistema musculoesquelético, estamos falando de um funcionamento integrado por si só.


Você pode até não perceber, mas, por exemplo, até mesmo o movimento mais simples que você realiza em uma extremidade do corpo, como a mão ou o braço, vai utilizar da força, elasticidade ou outra propriedade de diversos outros músculos e articulações. E quando algum destes “funcionários” do seu corpo não realiza bem a função dele, outro precisa compensar, ocorrendo o desequilíbrio.


A quiropraxia atua justamente em entender toda essa complexa conexão do corpo e identificar onde ocorrem os desvios que causam o desequilíbrio. Uma dor que você sinta em uma região do corpo, como o pé, pode estar relacionada ao seu quadril, lombar e sendo causada pela postura na qual você trabalha.


O paciente é parte ativa do tratamento


Mas o tratamento da causa oferecido pela quiropraxia vai além das sessões. Claro que suas técnicas e manipulações oferecerão o alívio e resultado buscado pelos pacientes, mas é preciso pensar em todos os outros fatores que cercam este paciente, quando estamos abordando-o com uma mentalidade de saúde integrativa.


Como é o ambiente em que ele está inserido? Se este problema físico está sendo causado por uma postura no trabalho, por exemplo, de nada adianta devolvê-lo recuperado ao seu ambiente. O problema retornará.

Quais as questões emocionais que estão ao redor deste paciente e que têm tido forte influência no seu estado físico? Além disso, existem mudanças de atitude e de estilo de vida que serão recomendados para haver uma manutenção prolongada dos efeitos benefícos da quiropraxia.


A quiropraxia é uma técnica de mais de cem anos de história de bons resultados. Sempre pautada em encontrar e resolver as causas dos problemas, tratando o corpo, mente e espírito do paciente como algo único, integrado.


Diversos problemas de saúde podem ser tratados através da quiropraxia e você se surpreenderá ao ver como o nosso corpo é totalmente interligado e uma área pode estar relacionada a outra.


Gostaria de saber mais sobre a quiropraxia e como ela pode ser útil na sua saúde? Entre em contato conosco!

Estamos te aguardando para vir realizar uma sessão e sentir os benefícios que a quiropraxia irá te proporcionar.



28 visualizações0 comentário
bottom of page