• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL: ESTUDOS COMPROVAM A MAIOR EFICÁCIA DA ACUPUNTURA

Comparado ao uso de fármacos, a acupuntura apresentou respostas melhores nos tratamentos.


Síndrome do Intestino Irritável é uma doença crônica que atinge o intestino grosso dos pacientes. A síndrome gera desconfortos e dores na região do abdômen.


Nosso intestino é revestido por uma parede muscular que se contrai e relaxa (os chamados movimentos peristálticos) conforme o alimento vai sendo levado através dele do estômago até o reto.


Em um paciente com Síndrome do Intestino Irritável, essas contrações são mais fortes, com uma duração maior de tempo e podendo causar desconfortos, dores, gases e diarreia. O aspecto das fezes também é afetado devido à SII.


Ainda não existe um fator determinante comprovado sobre como a pessoa desenvolve a Síndrome do Intestino Irritável. Porém, o que se sabe é que uma combinação de fatores podem ser potenciais causadores deste processo:


  • Alimentação: chocolate, gorduras, frutas, feijão, repolho, couve-flor, brócolis, leite, bebida gaseificadas, álcool, entre muitos outros;

  • Estresse: a maioria das pessoas com essa enfermidade nota que em momentos de estresse os sintomas se agravam;

  • Hormonal: mulheres são duas vezes mais propensas a apresentar a doença. Pesquisadores acreditam que as mudanças hormonais podem desempenhar um grande papel para a patologia.

Estudos: acupuntura no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável


Alguns estudos vêm atestando a eficácia da acupuntura no tratamento da SII. Seja de forma autônoma, seja combinada a ervas Si Shen Wan (Four Miracle Pill).


No Heilongjiang Traditional Chinese Medicine Hospital, pesquisadores determinaram que a acupuntura como terapia autônoma para SII produz uma taxa efetiva de 92,19%. Um outro grupo, tratado com loperamida (medicamento) mais as ervas de Si Shen Wan, obteve taxas de respostas efetivas totais de 72,88%.


Ou seja, usada de forma autônoma, a acupuntura apresentou índices de melhora efetiva em 19,39% a mais do que o grupo que combinou o fármaco com as ervas.


Em outra pesquisa independente, em Chongqing Nanchuan Traditional Chinese, pesquisadores comprovaram que a associação da acupuntura com as ervas também é superior em taxas de eficácia a associação do fármaco com as ervas.


O primeiro estudo citado (Heilongjiang Traditional Chinese Medicine Hospital) foi realizado com 123 pacientes com Síndrome do Intestino Irritável, durante o período de 2 anos (janeiro de 2014 a dezembro de 2015). As sessões eram realizadas de 3 a 4 vezes por semana, com uma sessão diária, por um total de 1 mês.


A pesquisa conduzida no Chongqing Nanchuan Traditional Chinese Medicine Hospital contou com a participação de 63 indivíduos divididos nos dois grupos: acupuntura e fármaco.


Além dos tratamentos especificamente, os pacientes deste estudo foram orientados a restringirem a alimentação, evitando consumo de alimentos crus, frios, gordurosos e apimentados. As refeições foram divididas de forma regular, 3 vezes ao dia.


Conclusão


A acupuntura melhora a digestão e a absorção, além de regular a evacuação.


Se você sofre com a Síndrome do Intestino Irritável, não espere mais!


Clique no botão abaixo e agende uma visita para conhecer os benefícios da acupuntura na SII.


Estamos te aguardando.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo