• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

SÍNDROME DA DOR MIOFASCIAL E O TRATAMENTO COM ACUPUNTURA

Conheça mais sobre a SDM e seu tratamento através da milenar técnica chinesa da acupuntura.



A Síndrome da Dor Miofascial (SDM) é uma condição de dor crônica que afeta o nosso sistema musculoesquelético. É caracterizada pelos chamados pontos-gatilhos, locais sensíveis do músculo, onde a pressão causa dor no músculo e em regiões, aparentemente, não relacionadas. A este tipo de reação dá-se o nome de dor referida.


Fáscia são as chamadas faixas tensas dos músculos, e a SDM resulta em uma contratura persistente destes músculos e diminuição da amplitude de movimento, podendo chegar a evoluir para dor crônica.


A Síndrome da Dor Miofascial é uma das causas mais comuns de dores musculoesqueléticas e, resumindo, é um conjunto de sinais e sintomas que geram dor localizada, além de sensibilidade muscular e diminuição da amplitude de movimentos. O seu diagnóstico é basicamente clínico, por palpação (pressão) na região dolorosa.


O que causa a Síndrome da Dor Miofascial?


É difícil determinar um único motivo, mas alguns fatores são determinantes para o seu surgimento:

  • Movimentos repetitivos;

  • Má postura;

  • Contratura;

  • Distensão muscular;

  • Condicionamento físico inadequado.

Quais os principais sintomas da dor miofascial?


Como falamos, os principais sintomas têm relação com os pontos-gatilhos, que vão gerar dores em regiões sensíveis do corpo. Condições como o estresse podem levar a piora destes sintomas.

Os principais sintomas são:

  • Dor regional;

  • Banda muscular tensa palpável;

  • Diminuição da amplitude de movimentos;

  • Contração durante palpação ou inserção de agulhas;

  • Dor ao pressionar o ponto-gatilho;

  • Melhora da dor quando o músculo é alongado.

A acupuntura no tratamento da Síndrome da Dor Miofascial


Nós sabemos bem o quanto a acupuntura pode ser utilizada para desordens relacionadas ao sistema musculoesquelético. Esta técnica milenar chinesa já vem sendo muito utilizada em diversos casos de dores físicas e até mesmo condições emocionais e psíquicas.


A proposta da técnica da acupuntura é reequilibrar a saúde do organismo através da estimulação de pontos específicos em nosso corpo.


Cada vez mais estudos têm saído comprovando a eficácia da acupuntura nas mais diversas indicações. Foi o que aconteceu no caso do estudo avaliando um comparativo da acupuntura com método acupuntura sham (onde se utiliza o agulhamento em pontos não reconhecidos como sendo da acupuntura).


Dezoito pacientes com queixas de dores frequentes foram divididos em dois grupos, onde o primeiro recebeu o tratamento tradicional da acupuntura e o segundo, a acupuntura sham.


Ambos os grupos, e nem mesmo os examinadores, sabiam se estavam pertencentes ao grupo de acupuntura tradicional ou a acupuntura sham.


Os níveis de dores foram medidos cinco minutos antes de cada sessão, por um estímulo de pressão na região sensível, até o limite de dor tolerável pelo paciente.


Os resultados deste estudo demonstraram que em ambos os grupos houve redução da dor, sem diferença significante entre eles.


Isto demonstra que a redução da dor por um estímulo como o da acupuntura não está especificamente ligado à região do estímulo.


Venha conhecer os benefícios da acupuntura na sua saúde.


Nossos pontos de energia têm influência em nossa saúde e bem-estar e buscar o equilíbrio deles através da acupuntura é uma forma excelente de mantermos a nossa qualidade de vida.


Se você gostou do artigo e deseja saber mais sobre os benefícios da acupuntura na sua saúde, entre em contato conosco clicando no botão abaixo e agende uma sessão. Estamos te esperando!



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo