top of page
  • Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

RESPONDEMOS 7 DÚVIDAS SOBRE QUIROPRAXIA



Apesar de estar presente no Brasil há quase um século, a quiropraxia ainda é desconhecida de muitas pessoas.


O desconhecimento pode gerar dúvidas e confusões em relação a outras técnicas de manipulação, sobre as indicações e contraindicações ou mesmo supor que as sessões de quiropraxia possam causar dores.


Para responder essas e outras perguntas que você possa ter, preparamos um material bem completo com as 7 principais dúvidas sobre quiropraxia.


1. Quiropraxia é igual massagem?


Não. Essa é uma dúvida muito comum. Algumas pessoas imaginam a quiropraxia como uma massagem mais profunda. As duas técnicas têm funções e objetivos bem diferentes. O foco principal da massagem é buscar um relaxamento muscular. Já o da quiropraxia é corrigir o desalinhamento das articulações. Reequilibrando toda a região da coluna.

2. Quiropraxia dói?


Geralmente a pergunta vem por conta dos conhecidos estalos causados pela manipulação das articulações. Algumas pessoas ao verem vídeos e ouvirem os barulhinhos, se assustam e acreditam que pode causar alguma espécie de dor. Não causam. Pelo contrário, a manipulação articular alivia a pressão que vem causando incômodos. A sensação de alívio na região onde antes havia dor é comumente relatada pelos pacientes, muitas vezes, já na primeira sessão.


3. Quais problemas podem ser tratados com a quiropraxia?


Basicamente tudo que estiver relacionado ao sistema musculoesquelético. Os desalinhamentos vertebrais podem causar compressão dos nervos e gerar diversos problemas físicos e até mesmo emocionais. Os mais comuns são dores lombares, na cervical, hérnia de disco, torcicolo, dor de ciático, ansiedade, estresse e outros. Mesmo sem ter algum sintoma deste aparente e agudo, você também pode se beneficiar da quiropraxia. Nossa rotina e ritmo de vida impactam muito na nossa postura e com isso, na nossa coluna. Além de prevenir problemas futuros, estas correções através da quiropraxia te trarão uma excelente qualidade de vida.

4. Quanto tempo dura um tratamento?


Cada caso é um caso. Pensando desde o início, a primeira sessão geralmente é um pouco mais longa, devido à entrevista e anamnese que o quiropraxista fará antes de iniciar. Após isto, exames clínicos e palpação, ele saberá precisar melhor qual a duração do seu tratamento, bem como a frequência das sessões.


5. Como é dividido o tratamento?


Assim como falamos, após avaliar o caso e identificar o melhor caminho para a correção, o quiropraxista avaliará em que grau está a sua necessidade.

Além disso, o tratamento vai evoluindo com o tempo. Nas fases mais agudas serão necessárias mais sessões e com um intervalo de tempo menor entre elas. Conforme o tratamento for avançando e o resultado se consolidando, esse tempo entre as sessões se espaça gradativamente.


6. Existe contraindicação para quiropraxia?


O profissional fará a avaliação de cada caso para determinar se existe alguma contraindicação, mas alguns casos, como pacientes com câncer, osteoporose, artéria calcificada ou histórico de cirurgia de coluna não devem realizar a técnica.

7. Preciso de indicação médica? Como encontrar um bom profissional quiropraxista?


Não há necessidade de uma indicação médica para procurar um profissional quiropraxista. A quiropraxia é uma profissão, não uma especialização. Desta forma, ao conversar com o profissional, ele saberá te dizer o que precisa ser feito ou até mesmo se não é indicado que você se submeta a técnica. Para ter a certeza de estar nas mãos (sem trocadilho, juro) de um verdadeiro profissional, acesse a lista de profissionais associados no site da Associação Brasileira de Quiropraxia.


Essas são as principais dúvidas que mais ouvimos a respeito da quiropraxia. Se você tiver alguma outra, nos envie. Teremos enorme prazer em esclarecê-la!


E se você ficou interessado em sentir os benefícios da quiropraxia na sua vida, entre em contato conosco e agende uma sessão. Conversaremos melhor sobre todos os aspectos da técnica e você sentirá na prática as vantagens que a quiropraxia trará no seu bem-estar aqui na Equilíbrio!







71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page