• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

Quiropraxia é recomendada para quem tem osteoporose?

Osteoporose é uma doença metabólica, sistêmica e que acomete todos os ossos do corpo. Tornando-os mais frágeis e suscetíveis a fraturas.


Como está mais ligada a questões hormonais, absorção de nutrientes e perda de massa óssea, a

quiropraxia não oferece uma melhora direta ao tratamento de osteoporose. Existem outros tratamentos que são indicados dentro destes quadros.


Mas, para tirarmos todas as dúvidas e entendermos de vez, vamos conversar um pouco mais sobre o tema.


O que é osteoporose?

Com um nome bastante conhecido, é uma doença que atinge grande parte da população, principalmente após os 50 anos.


A osteoporose tem uma prevalência ainda maior nas mulheres. Ao entrarem na menopausa, as mulheres sofrem uma perda hormonal e a absorção do cálcio pelos ossos fica deficitária.


É uma doença silenciosa e que pode levar a diversas fraturas devido a maior fragilidade dos ossos.


Sintomas e diagnósticos


Por ser extremamente silenciosa, a osteoporose não causa sintomas muito específicos, até a pessoa começar a ter pequenas fraturas pelo corpo, por conta desta redução da absorção de cálcio e fósforo.


Geralmente, os sintomas que a pessoa venha a ter já são um sinal de alguma fratura refletindo em outras áreas do corpo, como por exemplo:


· Dor na coluna;

· Formigamento nas pernas;

· Diminuição da altura;

· Postura encurvada.


O histórico de osteoporose na família é um alerta que deve estar sempre aceso para se fazer um acompanhamento médico constante. Além disso, o uso do cigarro e outras doenças, como a artrite reumatoide, também são fatores considerados de risco.

Com estes históricos em mãos, o médico deverá pedir uma radiografia para constatar as fraturas e uma densitometria óssea, exame que identifica a perda de massa óssea.


Tratamento da osteoporose


Apesar de a Quiropraxia não estar indicada nesses casos, não ache que o paciente com osteoporose deve ficar deitado ou parado o máximo de tempo. Pelo contrário, avaliando o grau e o estágio da doença, o médico indicará as melhores formas de tratamento a se seguirem e que, assim como sempre falamos aqui na Quiropraxia, passarão por uma mudança nos hábitos do paciente, para que recupere a sua qualidade de vida, que é o mais importante.


1 – Medicamentos: o tratamento medicamentoso quase sempre será necessário, principalmente com a suplementação de cálcio de vitamina D.


2 – Exercícios físicos: exatamente isso. Muitas pessoas acham que por estarem com osteoporose, qualquer exercício é contraindicado. Pelo contrário. Orientado por um fisioterapeuta, os exercícios têm um importante papel na remineralização óssea, além de ajudarem a aumentar a força muscular e estrutural.


3 – Estilo de vida: além da prática de exercícios físicos específicos, é importante ter hábitos de vida mais saudáveis. Principalmente na alimentação, com a ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como ovo, amêndoas, couve, brócolis ou salmão. Além de eliminar atividades, como fumar ou consumo excessivo de álcool.


Sua completa saúde é o nosso objetivo


Pode parecer um pouco estranho, um artigo em nosso blog falando sobre uma condição em que a Quiropraxia não está indicada diretamente. Mas, como nós sempre falamos por aqui, a nossa maior preocupação é com a sua saúde.


Sempre recebemos muitas dúvidas de pacientes sobre a possibilidade ou não de se tratar a osteoporose com a Quiropraxia. Por isso, resolvemos explicar um pouco mais sobre essa doença para que você encontre o que é mais importante para nós: o seu bem-estar. Sua qualidade de vida.


Se quiser conversar mais, nos procure. Traga seus exames, seu histórico familiar e de vida. Poderemos ajudar a esclarecer outras questões e indicar a melhor forma de você encontrar o tratamento mais indicado.




Estamos sempre à disposição.

--

Referências

https://www.tuasaude.com/como-tratar-a-osteoporose-na-coluna/

https://www.tuasaude.com/sintomas-de-osteoporose/

https://boaforma.abril.com.br/saude/7-duvidas-esclarecidas-sobre-quiropraxia/

https://institutovivasp.com.br/blog/osteoporose/

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo