• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

PONTOS DE ACUPUNTURA: OS GATILHOS CERTOS PARA UM REEQUILÍBRIO ENERGÉTICO

Conheça os acupontos e saiba como eles são responsáveis pela nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida.



A acupuntura é uma técnica milenar chinesa e uma das mais utilizadas dentro da Medicina Tradicional Chinesa em todo o mundo.


A inserção de agulhas em pontos específicos no corpo dos pacientes para melhorar o fluxo de energia e isso se refletir na melhora de diversos problemas físicos, mentais e emocionais é a base desta técnica.


Mas como isso funciona? Como se definiram os pontos específicos de acupuntura em todo o corpo humano?


Acupuntura: a história dos pontos


Os antigos chineses realizavam diversos estudos e observações sobre o corpo humano através de dissecções. Com isso, cuidadosamente eles mediram o tamanho, o peso e a localização de cada órgão interno. A preocupação dos orientais era identificar e observar como o corpo humano funciona.


A partir destas observações minuciosas, os chineses antigos identificaram os meridianos que correm internamente em nossos corpos. No caminho destes meridianos, próximo às estruturas onde existem muitas terminações nervosas como feixes musculares, tendões, ligamentos e articulações, estão os pontos de acupuntura, os chamados acupontos.


Nestes locais, existe um aumento de circulação de energia e sangue, por isso são considerados pontos energéticos.


Ao inserir uma agulha, ou qualquer outro instrumento usado na acupuntura (caneta de cromoterapia, o laser, moxaterapia, imãs, os dedos, ventosas, estimulação elétrica, óleos essenciais e outros), o médico espera atingir uma resposta a este estímulo energético. Esta resposta pode ser através da sensação de dormência, peso, ardência, dor discreta ou coceira. Essas diferentes sensações são resultados das agulhas nas terminações nervosas certas.


A função dos acupontos


Os acupontos possuem duas funções prioritárias: diagnóstica e terapêutica. Cada ponto manifesta sinais em relação ao funcionamento do órgão em que está conectado. A sua função terapêutica busca equilibrar o fluxo de energia do paciente, melhorando a circulação sanguínea, reforçando o sistema imunológico e equilibrando o sistema nervoso central, causando a sensação de relaxamento.


Alguns pontos, devido às suas características especiais e eficiências, são utilizados com maior frequência na prática da acupuntura.


A maioria dos pontos utilizados são os localizados nos meridianos principais e secundários, pontos extras e os pontos de dor (chamados pontos ashi). Estes pontos são responsáveis pelo transporte energético através dos canais para todo o corpo.


Características dos pontos de acupuntura


Hoje existe muito estudo a respeito dos pontos de acupuntura, suas características e seus efeitos práticos. Em 2012, foi publicado um artigo em “Evidence Based Complementary and Alternative Medicine” que apresentou dados de vários estudos sobre as características biofísicas de pontos de acupuntura e meridianos.


Acupontos - característica acústica


· Existe uma relação significativa entre os tons e canais;


· Amplitude da onda sonora é significativamente maior em pontos de acupuntura do que pontos de não-acupuntura;


· Frequência de micro-ondas transmitidas em canais diferentes são diferentes.


Acupontos - características ópticas


· Existem linhas ​​de radiação infravermelha detectadas semelhantes a meridianos descritos na antiga medicina chinesa.


Acupontos - características térmicas


· Linhas de temperaturas mais elevadas são formadas após a prática da acupuntura ao longo dos meridianos;


· Meridianos e pontos de acupuntura têm altas propriedades biofísicas luminosas.


Acupontos - características elétricas


As características elétricas dos pontos de acupuntura vêm sendo estudadas há anos. As conclusões não são específicas e, provavelmente, estão relacionadas com metodologias diferentes usando vários eletrodos e propriedades da eletricidade. No entanto, algumas características dos pontos de acupuntura são descritas:


· Alta condutância elétrica;


· Alta capacitância elétrica;


· Baixa impedância elétrica;


· Baixa resistência elétrica.


Acupontos - características histológicas


· A maioria dos pontos de acupuntura são agregados do tecido conjuntivo;


· A maioria dos pontos está localizado em locais de alta densidade de terminações nervosas livres;


· Agregações de mucopolissacarídeos foram encontrados em pontos de acupuntura.


A ciência já vem conseguindo provar com dados e evidência o que os antigos chineses já acreditavam há milhares de anos. A acupuntura é uma técnica de medicina integrativa que pode te oferecer uma melhora da saúde e qualidade de vida impressionante. Nosso corpo todo está conectado energeticamente e, através da acupuntura, podemos reorganizar e recuperar o nosso equilíbrio.


Venha conhecer um pouco mais dos benefícios da acupuntura. Agende uma sessão clicando no botão abaixo e perceba como seu bem-estar físico, mental e emocional melhorarão de forma exponencial. Estamos te aguardando!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo