• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

JOGADORES DA NBA USAM ACUPUNTURA PARA DOR E MELHORAR PERFORMANCE

Atletas da liga mais importante de basquete do mundo há décadas recorrem à acupuntura para tratar lesões e melhorar rendimento.



A tradicional técnica milenar chinesa da acupuntura vem ganhando cada vez mais adeptos do esporte profissional em diversas modalidades.


A verdade é que atletas de alto rendimento, como os profissionais de basquete da NBA, convivem com dores e lesões frequentemente. E mesmo que elas não os afastem das quadras, essas dores atrapalham muito, prejudicando sua performance e desempenho.


Quer saber um pouco mais? Continue lendo conosco e entenda essa relação da acupuntura com a NBA.


Cesta de 3 (acu)pontos.


Em 2002, um dos atletas mais badalados e bem pagos da liga, Shaquille O’Neal, começou a sentir fortes dores no hálux (a saliência ao lado do dedão do pé, o popular "joanete") antes mesmo do tempo da prorrogação.


Determinado a levar o seu time, o Los Angeles Lakers, à conquista do seu terceiro campeonato, ele decidiu que faria de tudo para tratar aquela lesão e poder jogar normalmente. Uma de suas escolhas? A acupuntura.


A mesma escolha que ele faria algum tempo depois, quando seu jarrete (parte traseira do joelho) também passou a incomodar. Neste episódio, Shaq revelou a um repórter que faria acupuntura, pois sempre acompanhou e gostou muito da medicina chinesa.


Falando em China, o maior atleta chinês no esporte (sem trocadilho por conta do seu tamanho), Yao Ming, também fez uso da técnica milenar do seu país para auxiliar na recuperação de uma cirurgia de uma fratura por estresse no pé esquerdo.

E mesmo lesões consideradas bem graves já colocaram a acupuntura à prova, com excelentes resultados a favor da técnica. Em 2012, Chauncey Billups rompeu o tendão de Aquiles. Durante a reabilitação, lhe foi sugerido que colocasse a acupuntura no seu tratamento e ele relatou enormes benefícios em relação à diminuição da dor e do inchaço na região.


Não só em momentos agudos de lesões é que a acupuntura pode ser utilizada no esporte. Ela pode muito bem ser uma alternativa para evitá-las e até mesmo melhorar a performance e desempenho na quadra.


É o que vimos com o veterano Jamal Crawford, que parou de jogar em 2019, e por anos teve a acupuntura como parte do conjunto de ações que praticava para prevenir de se machucar e manter seu alto rendimento nas quadras.


Inclusive, esta é uma dica que muitos veteranos das quadras dão aos mais novos, como revelou o também ex-atleta Xavier Silas: “Você tem que começar fazendo tudo isso antes de se tornar um veterano. Não espere para ter necessidade de fazer isso, porque aí será tarde demais. Em vez disso, tente ser precavido. É o que sempre tenho tentado fazer”.


Não só no garrafão as agulhas fazem sucesso.


Craque brasileiro dos gramados, Ronaldinho Gaúcho fez questão de enaltecer o trabalho do seu acupunturista durante a preparação para jogar o mundial de clubes pelo Atlético Mineiro, em 2013.


Gaúcho contou que o profissional estava com ele já há 12 anos, desde os tempos de Barcelona e que já o ajudara a superar diversos problemas físicos.


Profissional ou amador, a acupuntura pode ser benéfica a todos os atletas.


A acupuntura poderá ser utilizada como um método de reabilitação, relaxamento e bem-estar antes ou após a atividade física. Conheça seus benefícios:


● A acupuntura promove uma sensação de relaxamento, diminuindo a ansiedade antes de competições ou provas;

● Promove alívio das dores e lesões musculoesqueléticas;

● Equilibra as funções afetadas pelo impacto da atividade;

● Promove um efeito oxidativo e relaxa toda a musculatura que é contraturada pós-esforço;

● Ajuda o organismo a se reabilitar de lesões;

● Promove um grande benefício para as questões emocionais, ajudando na produção de endorfina e diminuindo os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse);

● Melhora a qualidade do sono, promovendo um descanso mais completo e regenerador.


Atleta ou não, venha constatar o que a acupuntura pode fazer pela sua saúde e qualidade de vida.


Mesmo que você não seja um atleta, tendo apenas uma rotina de atividades físicas mais básicas e do dia a dia, com certeza a acupuntura pode ser benéfica de alguma forma para você. Seja física ou emocionalmente.


Clique no botão abaixo e agende uma sessão. Venha nos conhecer!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo