• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

GASTRITE: DESDOBRAMENTOS E TRATAMENTO COM QUIROPRAXIA




Gastrite é uma doença inflamatória que ocorre no tecido mais superficial que reveste o estômago, a mucosa gástrica. Ela pode ser aguda ou crônica. Apesar de comum e aparentemente sem grandes perigos, a gastrite é um sinal importante de algum desequilíbrio no corpo e precisa ser tratada rapidamente. Ela pode levar à úlcera ou, em casos piores, ao câncer de estômago.


Os principais sintomas estão relacionados a dor na região abdominal, náuseas, vômitos e falta de apetite.


A gastrite pode ser tratada e evitada. A quiropraxia funciona como uma excelente forma de tratamento das causas da gastrite, diminuindo, inclusive, a ingestão de medicamentos.


Conheça um pouco mais sobre a gastrite e como a quiropraxia pode auxiliar.


Causas da gastrite


Estresse


É uma das causas mais comuns da gastrite. Em momentos de estresse intenso, o corpo pode produzir uma quantidade maior de ácido clorídrico e menos muco protetor da mucosa do estômago, o que origina uma irritação na parede do estômago.


Consumo de alimentos contaminados


O consumo de alimentos contaminados pela bactéria Helicobacter Pylori também é uma causa muito comum. O indivíduo pode se contaminar e permanecer sem sentir nada por anos. A bactéria costuma ficar na superfície de alimentos crus e, ao serem ingeridas, colonizam o estômago, interferindo na defesa da mucosa ao ácido clorídrico.


Medicamentos


O uso de alguns medicamentos, ainda mais os de uso rotineiro, como anti-inflamatórios não esteroides, podem causar gastrite, principalmente em pessoas idosas. Este tipo de medicação fragiliza a mucosa protetora do estômago.


Álcool e cigarro


Tanto um quanto o outro podem irritar e inflamar a mucosa estomacal, levando à gastrite ou mesmo formação de úlceras.


Doença de Crohn


Esta é uma inflamação no sistema digestório, que pode levar à gastrite. A doença de Crohn não tem cura. O que os médicos recomendam é uma melhora de hábitos alimentares, eliminando principalmente gorduras e derivados do leite.


A quiropraxia no tratamento da gastrite


A rigidez muscular e a alteração do equilíbrio de todo o sistema musculoesquelético podem levar as articulações a uma rotação ou até mesmo um deslocamento. Este deslocamento, por sua vez, pode vir a comprimir um nervo, resultando em incômodos, dores ou até alguns outros problemas, em diversas áreas do corpo.


Uma pessoa que apresenta um quadro de gastrite pode estar com o nervo relacionado ao estômago comprimido. Esta obstrução ou dificuldade da comunicação nervosa pode desencadear um desequilíbrio do organismo, que será refletido em uma reação inflamatória no estômago.


Como bem falamos sempre, a quiropraxia vai atuar na liberação destes nervos que estejam comprimidos dentro das vértebras, levando a uma melhora da comunicação com o cérebro e devolvendo assim o bom funcionamento daquela área afetada.


Em se tratando de casos de gastrites e os seus desdobramentos, a quiropraxia se torna muito benéfica. Além da ação direta, a melhora da comunicação do sistema nervoso e desta forma normalizando os sinais de envio de dor para o cérebro, a quiropraxia terá uma ação macro na redução de casos de gastrite, principalmente pela relação na diminuição do estresse e do uso de medicamentos.


É muito comum percebermos que uma pessoa que sofre de gastrite, na verdade tem uma carga emocional e de estresse muito grande. Esta carga acaba refletindo em alguma área do corpo e algum tempo depois, desenvolvendo essa gastrite.


Pense com a gente: uma pessoa sob forte carga emocional, pressão e estresse, acabará tendo isto refletido em dores na coluna, por exemplo. Agora, tudo que uma pessoa nesta situação de estresse emocional não quer é sentir dor física, certo? Se além de todo aquele abalo emocional citados, ela ainda sente a dor nas costas, como no nosso exemplo, cria-se um ciclo vicioso que só aumenta o estresse e vai desencadear ainda mais problemas. Como a gastrite.



A quiropraxia sempre busca a origem, a causa dos problemas. Neste caso, o tratamento buscará aliviar essas áreas de tensão que estão refletindo os efeitos que este lado emocional está causando, quebrando esta roda que faz aumentar os problemas físicos e que pode desencadear em uma gastrite crônica.


O mesmo raciocínio utilizamos para a questão de medicamentos. A quiropraxia é uma alternativa eficaz e não medicamentosa a diversas doenças e intercorrências que as pessoas possam ter. Se você consegue um alívio, melhora ou a eliminação completa de algum problema através da quiropraxia e não com medicamentos, não só estará resolvendo de maneira mais efetiva a causa de um problema primário, como eliminando o risco de outros surgirem, como é o caso da gastrite medicamentosa, em pacientes que tomam muitos anti-inflamatórios durante a vida para dores musculares ou ósseas.


Conclusão


Seja para um quadro mais agudo de gastrite, algum problema mais pontual relacionado a estresse do dia a dia, ou caso mais crônico, com histórico e dificuldade de melhora, a quiropraxia sempre é uma alternativa excelente para se pensar, quando se sofre com as dores causadas pela gastrite.


Vale lembrar: gastrite é uma consequência que pode ter diversas origens.


O objetivo e foco da quiropraxia é justamente encontrar essas causas e tratá-las, cortando assim o que resulta na sua gastrite.


Agende um horário com a gente. Venha fazer uma primeira sessão e contar um pouco da sua rotina e o que você tem sentido.



Você sentirá rapidamente uma melhora incrível na sua qualidade de vida.


Estamos te esperando.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo