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CONHEÇA 4 EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO SIMPLES PARA FAZER NO TRABALHO E EVITAR LESÕES

Durante o dia a dia, podemos inserir uma rotina que nos traga mais saúde e disposição. Saiba como.


Quem aqui pode dizer que trabalha tranquilamente em uma posição que não gere alguns incômodos, dores ou mesmo lesões? A verdade é que todas as atividades que praticamos acabam trazendo algumas consequências para a nossa saúde. E as atividades profissionais principalmente. Aqui na nossa clínica de quiropraxia, vemos constantemente esse tipo de queixa nos pacientes.


E isto é normal. Passamos a maior parte do nosso dia trabalhando. Seja qual for a sua profissão, é bem provável que você exerça alguns movimentos repetitivos ou acabe sobrecarregando alguma região do seu corpo pelos movimentos que realiza ou mesmo pela posição na qual você fica quando está trabalhando.


Quem trabalha muito tempo sentado, olhando para o computador ou mesmo celular, precisa se levantar algumas vezes, praticar alongamentos e exercícios que previnam lesões, principalmente na coluna.


Com o aumento do número de pessoas trabalhando de home office, estes casos também cresceram. Nem todos nós tínhamos um espaço da casa reservado para trabalhar por tanto tempo. Essa falta de ergonomia pode gerar esses problemas.


Mas fique tranquilo, separamos 4 exercícios simples para você fazer no seu trabalho que te ajudarão a se sentir melhor, evitar lesões e até melhorar o seu rendimento. Continue acompanhando com a gente.


1. Alongamento para aliviar dores nas costas e ombros.


Ao trabalharmos muito focados em algo, como uma tela de computador, tablet, celular, ou mesmo um projeto, uma maquete, ou alguma atividade que exija atenção aos detalhes, é comum tencionarmos nossa região dos ombros e coluna. Além do peso natural da cabeça sobre o pescoço, a tensão da atividade acrescenta essa rigidez que pode gerar desconforto ou mesmo lesões.


Exercício: Sentado, estique seus dois braços para cima com os dedos entrelaçados e as palmas da mão viradas para o teto. Estique bem, como se quisesse tocar o teto e mantendo a coluna ereta. Faça isso por 20 segundos. Depois, ainda com os braços esticados, incline levemente o tronco para a esquerda e depois para a direita, fazendo por 20 segundos em cada uma também. Volte para a posição central e faça mais 20 segundos.


Depois, em pé, afaste ligeiramente as pernas e incline o seu tronco para a frente como se quisesse tocar o chão, mas sem dobrar os joelhos. Veja até onde você consegue ir, sentindo alongar bem e segure nesta posição por 30 segundos.


2. Prevenindo o risco de tendinite.


Alguns movimentos simples e corriqueiros, como digitar no computador, usar o mouse ou mesmo escrever, podem gerar desconfortos muito fortes que perduram pela vida toda, como no caso da tendinite. Se você sofre com essa inflamação, ou conhece alguém que sofre, sabe o quanto ela impacta e é limitante no dia a dia. Veja como evitar o aparecimento desta inflamação.


Exercício: Sentado ou em pé, estique um dos seus braços, passando-o em frente ao peito. Com o outro braço, feche a mão e segure o antebraço esticado por 30 segundos. Depois alterne a posição dos braços.


Outro exercício simples e que traz ótimos resultados: estenda um braço para a frente, com a palma da mão aberta também para a frente. Segure-a com a outra mão, sentindo alongar o antebraço. Faça por 30 segundos e alterne os braços.


Depois disso, vire a palma da mão para você e segure com a outra por 30 segundos.


3. Mexa-se. Cuide da circulação das pernas.


Ficar muito tempo sentado causa problemas à nossa circulação das pernas. É aquela sensação de peso, cansaço e até mesmo dores que sentimos nas pernas.


É importante fazer pequenos intervalos onde você possa andar um pouquinho. Levante, vá buscar uma água, um café, um suco. Fique um pouco com elas esticadas e retorne ao trabalho depois.


Exercício: Um bom exercício de alongamento para as pernas, aliviando essa sensação e melhorando a circulação é o seguinte: em pé, junte os pés e dobre uma das pernas para trás, segurando-a pelo pé. Faça isso com cada perna por 30 segundos.


4. Alongue-se por inteiro sempre.


Uma das atividades mais simples e que mais oferece benefícios ao nosso corpo é o alongamento. Você ativa os seus músculos, fazendo com que relaxem e estejam mais bem preparados para exercer a função. O alongamento é uma forma de colocarmos nosso corpo no “modo ativado”, eliminarmos as tensões dos pontos mais críticos e até despejarmos uma carga de energia extra para continuar trabalhando.


Exercícios: mesmo na correria do dia a dia, é possível inserir alongamentos simples e que darão um excelente resultado. Por exemplo, sentado, tire os dois pés do chão e estique o máximo que conseguir. Faça o mesmo com os braços em paralelo. Segure por 20 segundos e depois relaxe. Repita mais uma ou duas vezes.


Esses exercícios são simples e podem ser realizados por qualquer pessoa. O alongamento melhora nossa disposição durante o dia e ainda evita possíveis lesões.


A quiropraxia é uma técnica de reequilíbrio corporal, energético e mental, que devolve ao corpo seu estado de melhor bem-estar, inclusive melhorando a questão dos alongamentos musculares.


Se você quiser conhecer ainda mais sobre esta técnica, clique no botão abaixo e agende um horário. Vamos inserir mais qualidade de vida e saúde na sua rotina.


Estamos te aguardando.


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