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ERVAS PARA TRATAMENTO DA INSÔNIA

Conheça as infusões de ervas que podem ajudar a melhorar suas noites de sono.




Você sabia que cerca de 10% da população mundial sofre com distúrbios do sono, como a insônia?


Insônia é definida como uma condição onde a pessoa tem dificuldade de dormir ou manter o sono em pelo menos três noites na semana. Essa privação do sono causada pela insônia vai gerar diversos outros problemas, como estresse, cansaço, irritação, dificuldade de concentração, dores de cabeça e outros.


E se esta insônia persistir, os problemas podem piorar. Quando esta dificuldade para dormir ultrapassa um mês, algumas regiões do hemisfério direito do cérebro ligadas à memória, aprendizado, olfato e emoções, também são afetadas, prejudicando ainda mais a qualidade de vida.


Preparamos um material inteiro explicando sobre o uso de ervas para auxiliar a combater a insônia e os problemas causados por ela. Continue a leitura e entenda.


Diferenças no preparo: chá e infusões.


Por mais que pareçam a mesma coisa, estes dois métodos de preparo diferem entre si e na sua ação nas propriedades das ervas utilizadas.


É comum chamarmos de chá toda e qualquer bebida quente que leve ervas. Mas há diferença. Chá é um tipo de infusão preparada com a planta Camélia Sinnesis. A partir dela são feitos diferentes tipos de chá, como o preto, o verde e o branco, por exemplo. Para prepará-la, as ervas devem ser adicionadas a uma xícara com água fervente e descansar por cerca de 10 minutos.


Na infusão, as ervas e flores utilizadas para a insônia devem ser colocadas no fundo da xícara e então se adiciona a água que não deve estar no ponto de fervura. Deve-se deixar descansar por 15 minutos, se possível, tampada, para concentrar as propriedades das ervas. Apesar de parecerem pequenos, estes detalhes diferenciais são fundamentais para preservar as propriedades das ervas para a insônia.


Outra forma de extrair os princípios ativos de plantas é através da decocção. Neste processo, os ingredientes são fervidos com a água. Ele é bastante utilizado com raízes e caules.


Principais ervas para a insônia:


Camomila: uma das ervas mais conhecidas para o tratamento da insônia, justamente pelo seu caráter relaxante. Faça uma infusão com 5g da erva e tome meia hora antes de dormir. A infusão também pode ser feita com a flor da camomila. Além de ajudar na insônia, a camomila também tem função digestiva.


Tília: a ação sedativa da Tília, além da insônia, ajuda a combater a ansiedade e o estresse. É uma erva muito importante também para a saúde cardiovascular. Para prepará-la, utilize como medida uma colher de sopa e tome-a minutos antes de dormir. Se sua dificuldade com a insônia for muito séria, o recomendado é que você consuma até 4 xícaras por dia.


Erva de São João: este poderoso sedativo natural é popularmente conhecido por auxiliar a tratar transtornos emocionais como depressão e ansiedade. Utilize 5g da erva para fazer a infusão. O ideal é tomá-la 3 vezes ao dia, a última, meia hora antes de dormir.


Passiflora: derivada de um tipo de maracujá originário do México, a passiflora tem propriedades antidepressivas e relaxantes. Faça a infusão usando uma colher de sopa e tome-a 30 minutos antes de dormir.


Erva-cidreira: muito conhecida e fácil de ser encontrada, esta erva pode ainda ser plantada em vasos ou jardins em casa mesmo e pode ser preparada com folhas verdes ou secas. Prepare a infusão com 5g da erva. Se houver a necessidade, você pode dobrar ou triplicar a dose.


Estragão: possui propriedades sedativas que auxiliam muito a combater a insônia. O ideal é consumir duas xícaras diárias com a infusão, utilizando 5g da erva em cada.


Melissa: este excelente tranquilizante é uma das ervas mais potentes para combater a insônia. Use como medida uma colher de sopa, deixe-a repousar por quinze minutos e consuma pouco antes de dormir.


Menta e hortelã: da mesma família, além de ajudarem a dormir melhor, essas duas ervas têm propriedades que auxiliam no tratamento da depressão, diminuir palpitações, taquicardias e problemas digestivos. Faça uma infusão com 5g de cada, ou uma mistura das duas e consuma minutos antes de dormir.


Boldo: a infusão do boldo deve ser feita com apenas 2,5g da erva em 100mL de água quente. Coe e beba pouco antes de se deitar. É recomendável não repetir este procedimento por mais de 3 vezes durante a semana.


Uma boa noite de sono é fundamental para nossas vidas em diversos aspectos. Não só na questão da melhora da qualidade de vida, através de um bom rendimento profissional ou mesmo na nossa rotina diária, como melhora de questões emocionais e psicológicas, até mesmo evitando o surgimento de doenças mais sérias e perigosas.


Se suas noites de sono têm sido prejudicadas pela insônia, fique atento, procure possibilidades de melhorar através das infusões com ervas e procure um profissional médico se sentir que o quadro não está melhorando.


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