top of page
  • Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

TRATANDO A EPICONDILITE LATERAL COM ACUPUNTURA

Estudos têm comprovado a eficácia das técnicas de acupuntura no tratamento da epicondilite lateral. Confira.


Hoje conversaremos um pouco mais sobre uma condição de dor que acomete cerca de 1 a 3% da população: a dor de cotovelo.


Mas calma, não estamos falando daquela invejinha chata que incomoda bastante também. Nosso artigo hoje tratará sobre quadros de epicondilite lateral, ou, cotovelo de tenista, como é popularmente conhecida.


Abordaremos um pouco mais sobre a doença e veremos como a acupuntura tem se mostrado uma técnica comprovadamente eficaz para estes pacientes. Alongue seus braços acima da cabeça, agora à frente do corpo e vamos começar.


O que é epicondilite lateral?


Trata-se de um quadro degenerativo inflamatório asséptico crônico, centrado no cotovelo e antebraço do paciente, causada por afecções degenerativas de tendões do epicôndilo lateral. O cotovelo de tenista (como é popularmente chamada) é caracterizada pela presença de microlesões no extensor radial curto do carpo, muitas vezes devido a esforços repetitivos, levando a modificações celulares e metabólicas.


Seu diagnóstico clínico, além da anamnese do paciente, envolve ressonância magnética e ultrassonografia da área afetada.


A epicondilite lateral é uma patologia que exige tratamento multidisciplinar. Nesse ponto, a acupuntura pode ser um grande aliado a um tratamento para esta patologia. Os objetivos dos tratamentos de epicondilite são: redução da dor, preservação do movimento, melhoria da força de preensão, restauração da função normal e prevenção de maiores deteriorações.


A acupuntura no tratamento da epicondilite lateral.


Algumas revisões demonstraram os efeitos positivos da acupuntura no tratamento da epicondilite lateral.


Em 2020, uma revisão com 10 estudos diferentes foi publicada, somando 726 voluntários e demonstrando, em suma, que a acupuntura possui uma eficácia maior se comparada a acupuntura simulada, uso de medicamentos e terapia de bloqueio.


A revisão mais conhecida nesta área, a de Trinh e colaboradores, publicada em 2004, concluiu que a acupuntura pode possuir grande eficácia no cuidado com a dor.


Uma outra revisão, publicada no British Journal Of Sports Medicine, observou um alívio significativo da dor com a acupuntura, quando comparado ao placebo. No geral, houve uma redução de 55,8% na dor do grupo tratado com acupuntura, contra 15% do grupo tratado com placebo.


Outro estudo dessa revisão, mostrou uma melhora imediata dos sintomas com a acupuntura após duas semanas, mas sem grandes diferenças significativas após dois meses comparado ao placebo.


Em 2020, um estudo realizou a comparação entre um grupo fazendo tratamento com acupuntura e outro utilizando de injeções de glicocorticoides. O estudo foi acompanhado por 6 meses e no final deste período, o grupo tratado com acupuntura teve uma eficiência um pouco superior ao das injeções.


Vale ressaltar que cada técnica foi realizada apenas uma vez em cada paciente, logo, essa baixa frequência pode ter impactado o tempo pós-exposição para melhoria.


Um outro artigo muito interessante foi comparando a acupuntura às ondas de choque extracorpórea, uma técnica já muito utilizada em casos de epicondilite lateral. Trinta e quatro voluntários foram divididos em um grupo com ondas de choque aplicadas na origem extensora comum do cotovelo e um grupo com acupuntura, realizada sob o protocolo de 6 pontos por 3 semanas, duas sessões por semana.


Foram analisados: medidas de dor, força de preensão e nível de comprometimento funcional. As avaliações de todos os participantes foram realizadas imediatamente após as sessões e depois de duas semanas.


Ambos os grupos apresentaram melhoria em relação à linha de base quando a escala de dor foi comparada. Não houve melhorias na força de preensão e prejuízo funcional.

Os efeitos terapêuticos da acupuntura na epicondilite lateral também foram avaliados quando comparados com a técnica do agulhamento quente.


Basicamente, ela consiste em aquecer a agulha com fogo antes de inseri-las nos acupontos pré-determinados. Publicado por Wu e colaboradores em 2019, 38 participantes se dividiram em um grupo com a técnica convencional da acupuntura e outro com o agulhamento quente.


Os avaliadores notaram que este grupo pertencente ao agulhamento quente teve melhoras a curto e médio prazo quando comparado ao grupo da acupuntura convencional.


Conclusão.


O tratamento da epicondilite lateral com a acupuntura tem se mostrado extremamente benéfico e positivo há muito tempo. O que muito se observa é que esta é uma condição de lesão onde a busca por mais de uma terapia é fundamental para uma mais rápida e consistente recuperação. Principalmente quando falamos do alívio da dor aguda, a acupuntura tem se mostrado uma grande aliada.


Clique no botão abaixo e venha saber mais sobre os benefícios da acupuntura nesta ou em diversas outras condições de saúde em nossa clínica. Estamos te esperando.


-

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page