top of page
  • Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

AS DORES CAUSADAS PELA ENDOMETRIOSE E O TRATAMENTO QUIROPRÁTICO

Atualizado: 29 de jul. de 2021


A dismenorreia (dor ou cólica durante a menstruação) é uma síndrome que atinge cerca de 50 a 90% das mulheres em fase reprodutiva.


É comum ouvirmos que mulheres com problemas de coluna sentem mais dores durante o período pré-menstrual ou de menstruação. Uma explicação é de que estas cólicas causariam maiores contrações na região lombar.


A dismenorreia pode ser classificada em dois tipos:

  • Primária: ocorre nos primeiros anos após a primeira menstruação, atinge em média 50% das mulheres e, geralmente, diminui depois dos 20 anos;

  • Secundária: é caracterizada como uma dor menstrual resultante de alguma patologia pélvica, como a endometriose.

É justamente sobre os casos de endometriose, essa dor pélvica extremamente aguda sentida por tantas mulheres, que abordaremos no nosso texto, mostrando como a quiropraxia pode ser eficiente no alívio destas dores. Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre a endometriose.


O que é endometriose?


Trata-se de um distúrbio doloroso crônico, no qual o tecido do revestimento do útero cresce fora dele, em outras áreas e órgãos da região pélvica. Essa anormalidade é uma fonte constante de dor aguda e intensa, especialmente durante a menstruação e é mais frequentemente observada em mulheres com idade entre 30 e 45 anos.


A causa exata da endometriose, e como ela causa essas dores, ainda é desconhecida. Existem teorias que falam em inflamação, pressão, aderência, envolvimento neuronal, aumento de prostaglandinas e até mesmo fatores psicológicos. Mas nada ainda comprovado.




No Brasil, grande parte das mulheres sofre de dismenorreia e endometriose. Isto gera diversos problemas relacionados a atividades simples do dia a dia, como trabalhar, por exemplo.


O tratamento mais difundido é através de anti-inflamatórios e anticoncepcionais, sendo considerados eficientes em relação a dores, mas que não deixam de ser formas medicamentosas e, com isso, podem causar efeitos colaterais. Por isso, muitas pessoas têm buscado métodos alternativos para tratar das dores e causas da endometriose.


Quiropraxia como tratamento para a endometriose


A quiropraxia tem sido indicada para muitos casos de pacientes que sofrem com endometriose.

Existem estudos que já demonstram essa resposta do tratamento quiroprático na endometriose. Veja, a inervação que se comunica com a região pélvica (útero, tuba uterina, vagina e clitóris) fica originada da 10ª vértebra torácica até a 5ª vértebra sacral e o conhecido nervo simpático sacral é o responsável por realizar as contrações da tuba, útero e vagina.


O que estes trabalhos têm mostrado, é que ao eliminar-se as subluxações destas vértebras, os sintomas de dores da endometriose sejam inibidos.


A quiropraxia é um tratamento que visa identificar a causa do problema e tratá-la, aliviando assim os efeitos nocivos no organismo. Uma plena recuperação e melhora dos sintomas da endometriose pode estar relacionado também a outros fatores. A Endometriosis Foundation of America recomenda várias opções, como: dieta, exercício, aromaterapia, acupuntura e osteopatia, além do tratamento quiroprático


Venha conhecer nosso trabalho e agende uma sessão para identificar as possíveis causas de suas dores e sentir o alívio e melhora que a quiropraxia trará para os sintomas da endometriose e a sua qualidade de vida no geral.


Estamos te esperando.



75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page