top of page
  • Espaço Reconexão Santos

Dores musculares: alívio e tratamento através da massoterapia

Atualizado: 29 de jul. de 2021



A dor muscular é algo extremamente comum para a maioria das pessoas. Nossa jornada de trabalho, rotina diária, postura e estresse são os grandes responsáveis por sempre estarmos com alguma queixa muscular.


Muitas vezes nem percebemos, mas ao acumularmos problemas e preocupações durante os dias (aliado a estes hábitos que falamos) mantemos nossos músculos mais tensos e retesados. Este tipo de tensão causa as dores.


O que precisamos entender é: dor é um alerta do organismo. E em grande parte do tempo, acabamos relevando, agindo como se fosse normal.


Não deve ser assim. Precisamos rever alguns de nossos hábitos ruins e buscarmos formas de aliviar esta tensão, como através da massoterapia.


Preparamos um texto bem interessante para você entender melhor sobre dores musculares e como, através da massagem, poderemos obter melhora na sua qualidade de vida.


Dor muscular nossa de cada dia


Essas pequenas tensões diárias que citamos, geram micro lesões nas fibras musculares, causando desconforto e dor.


É justamente aí que a massoterapia agirá. Mas você pode ajudar a diminuir a incidência dessas dores, ou pelo menos a intensidade delas, prestando atenção em alguns pontos do seu dia a dia.

Alguns hábitos que podem causar dores musculares:

· Má postura: trabalhando na frente do computador, dirigindo, ao dormir, sentar-se no sofá e outros;


· Carregar peso: mochilas, bolsas, sacolas, crianças pequenas.


· Excesso ou falta de exercícios: exercícios fortalecem a estrutura muscular, mas devem ser feitos de forma adequada para não causarem lesões.


· Rotina: hábitos e tarefas diárias, como arrumar a casa, trabalhar, fazer supermercado, podem contribuir para problemas de dores musculares.


A simples atenção a estes hábitos e costumes já ajudará a prevenir um pouco os seus episódios de dores.


Massagem para alívio de dores musculares


Quem já teve um nó no músculo? Parece esquisito falar isso, não é? Mas todos nós já.

O que conhecemos popularmente dessa forma, são na verdade pequenos nódulos musculares, formados quando as fibras do músculo se embaraçam, se desalinham, e criam pequenos caroços. A ação da massagem visa “desmanchar” esses nódulos, diminuindo a tensão do local.


A massagem facilita o processo de relaxamento muscular. Ela vai atuar nas lesões causadas nas fibras musculares, melhorando a circulação sanguínea.


O calor causado pelo movimento ainda dilata os vasos, o que também auxilia o sangue a circular, nutrindo o músculo e fazendo com que ele se recupere mais rapidamente, aliviando a dor.


Nós temos alguns receptores espalhados pelo corpo que reagem aos estímulos provocados pela pressão e calor dos movimentos da massagem. Estes estímulos fazem com que o cérebro responda com um comando que gera o relaxamento da musculatura.


Que tipos de dores podem ser tratadas com massoterapia?


O relaxamento causado pelas sessões de massagem terapêutica vai além do físico. A melhora no organismo é tão grande e completa, que é possível sentir o seu benefício mental e emocional também.


Algumas queixas são mais comuns e têm uma resposta positiva muito boa, ao se iniciar o tratamento com técnicas de massagem:


· Dor nas costas (lombar, torácica e cervical);

· Dor nos ombros;

· Dor nas pernas;

· Fibromialgia;

· Dor pós-operatória;

· Dores de cabeça;

· Artrite e artrose;

· Estresse.


Dicas importantes para se evitar dores musculares


Algumas pequenas iniciativas diárias podem te ajudar a prevenir as dores musculares. Procure intercalar sua rotina com alguns momentos de caminhadas curtas. Pelo ambiente de trabalho mesmo e faça até alguns alongamentos leves.


A forma como nos sentamos deve ser observada sempre também. É natural que nossa postura vá ficando mais curvada com o passar do dia. Sempre que possível, ajeite sua coluna para que fique reta e busque posicionar os joelhos dobrados em um ângulo de 90°. Use o alarme do celular ou bilhetes para te lembrar de sempre observar sua postura.


A prevenção é a melhor forma para se evitar dores musculares fortes. Uma forma extremamente eficaz de se prevenir é através do fortalecimento muscular com atividade física. Ele te ajudará a sustentar melhor a estrutura do corpo e evitar lesões com sobrecarga. Procure um profissional para te indicar a melhor atividade física para você, bem como os níveis de intensidade desta atividade.


A massoterapia é uma grande aliada à sua saúde


Nosso corpo é nossa casa, nosso templo e nosso principal instrumento de trabalho. Precisamos manter essa “máquina” sempre ajustada para obtermos o melhor funcionamento sempre.


Sessões periódicas de massoterapia te auxiliarão a recuperar rapidamente a musculatura, devolvendo a qualidade de vida e propiciando um melhor desempenho no seu trabalho e vida pessoal.


Entre em contato com a gente, marque uma avaliação e venha perceber na prática como você pode ter um bem-estar ainda maior, através da massagem.




35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page