• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

DORES NAS ARTICULAÇÕES: 3 DICAS PARA MELHORÁ-LAS

Atualizado: 3 de mar.

Conheça mais sobre as articulações, como as dores surgem e aprenda dicas para evitá-las.




O nosso corpo é uma máquina extremamente complexa e fascinante. Uma das nossas habilidades físicas mais interessantes é a capacidade de nos movimentarmos de diversas maneiras e em diversas direções. Isto é possível graças às articulações.


Porém, com o passar dos anos, o desgaste natural, pequenas lesões ou acidentes que tenhamos sofrido durante a vida, essas articulações podem começar a apresentar quadros inflamatórios que se traduzem em desconforto e dor.


Se estas dores não forem observadas e tratadas no início, podem se tornar mais intensas, crônicas e até limitarem os movimentos da região.


Hoje conversaremos um pouco mais sobre as dores nas articulações e traremos algumas dicas interessantes que você pode aplicar para evitá-las.


O que são articulações?


Nossos pais e avós costumavam chamar de junta, lembra? Elas são estruturas compostas por cartilagem, membrana sinovial, tendões e ligamentos, que fazem a junção entre os ossos. Voltando aos nossos avós, eles nos explicariam que elas funcionam como dobradiças de porta. E a comparação é ótima.


São elas que possibilitam toda a movimentação dos ossos e ainda diminuem o atrito entre eles durante uma atividade que cause mais impacto.


Agora, imagine essas dobradiças trabalhando diariamente e muitas das vezes sob uma pressão e impacto maior do que simplesmente o peso natural do corpo. Esse desgaste vai causando a perda da amplitude dos movimentos e da capacidade das articulações de reduzirem o atrito entre os ossos. É aí que surgem as dores.


As dores das articulações vão variar muito de pessoa para pessoa. Podem ser leves, moderadas, fortes, agudas ou crônicas.


O que causa as dores das articulações?


Além do desgaste natural, doenças e lesões são os principais responsáveis por causarem dores articulares.


Por exemplo, em relação às doenças que causam dores nas articulações podemos citar a artrite reumatoide, que provoca rigidez, dor, desconforto e inflamação. Outra é a osteoartrite, que diz respeito ao crescimento do chamado popularmente “bico de papagaio” e à degeneração da cartilagem das articulações.


Algumas outras doenças também podem causar dores nas articulações:


● bursites;

● tendinite;

● viroses;

● gota;

● caxumba;

● febre reumática;

● tendinite;

● catapora.


Como tratar as dores articulares?


O tratamento varia muito da intensidade da dor, do local e da resposta clínica, além de outras características específicas do paciente.


A princípio, a parte mais importante é a consulta com o especialista para uma avaliação completa do quadro, a definição do diagnóstico e a escolha pelo tratamento mais adequado dentro da gama de possibilidades.


Na medicina convencional, é comum o uso de medicamentos para aliviar a dor e tratar a inflamação. O cuidado com a alimentação, peso, estilo de vida (sedentarismo ou atividades físicas) são outros fatores a serem sempre considerados.


Uma alternativa muito eficaz e que cada vez se populariza mais é a da medicina alternativa, ou as chamadas técnicas integrativas, como a quiropraxia.


A quiropraxia é uma técnica secular que busca devolver o bem-estar, qualidade de vida e saúde através da manipulação das vértebras. Todo o nosso corpo se comunica com o nosso cérebro passando por dentro da medula espinhal, através dos nervos. O desequilíbrio de alguma dessas áreas ou das articulações pode exercer uma pressão sobre algum destes nervos, atrapalhando essa comunicação e causando as dores em diversas regiões do corpo.


O trabalho do quiropraxista consiste em avaliar como está o desequilíbrio deste corpo e realinhá-lo, liberando essas tensões e melhorando dores e lesões. Conheça mais sobre a técnica de quiropraxia em nossos artigos.


3 dicas para evitar as dores nas articulações


  1. Controle seu peso

A conta é bem simples aqui, nossas articulações sustentam o nosso corpo, se estamos com um peso muito acima do que seria o ideal para nós, exercemos uma pressão ainda maior, mesmo em movimentos mais simples e rotineiros, o que pode provocar essas lesões e dores nas articulações.


  1. Mantenha a sua postura sempre correta

Esta é uma preocupação que temos que ter diariamente. Muitas vezes, principalmente quando estamos relaxados, nos descuidamos da nossa postura e isto, com o passar do tempo, pode gerar essas dores e lesões nas articulações.


Ao sentar-se, mantenha sempre as costas retas e alinhadas ao encosto, apoie os braços no encosto da cadeira e procure manter os pés apoiados por inteiro no chão. Nas práticas de atividades físicas a atenção deve ser redobrada. Tome cuidado ao realizar os movimentos e sempre tenha um profissional da área te auxiliando.

Movimentos mais corriqueiros também devem ter nossa atenção. Muitas vezes é com algo simples e “bobo” que algumas lesões surgem, como caminhar, abaixar para pegar um objeto, dirigir um veículo e outros.


  1. Pratique atividade física regularmente

Isto é fundamental para manter a saúde articular e propiciar qualidade de vida e bem-estar. O fortalecimento dos músculos diminui a pressão sofrida pelas articulações, mantendo-as saudáveis.


Existem diversas atividades físicas, inclusive de baixo impacto, que você pode incluir na sua rotina, para ajudar a tratar e prevenir lesões nas articulações. Consulte sempre o seu médico e um especialista da área para avaliarem o quadro e definirem a atividade, sua intensidade e periodicidade.


Dica extra: mantenha suas articulações em equilíbrio

E se pudermos ainda trazer uma dica extra, nós convidamos você a vir conhecer nossa clínica e perceber como a quiropraxia pode ser uma excelente opção para melhorar as dores nas articulações ou mesmo outros problemas de saúde que você sofra.


Entre em contato conosco clicando no botão abaixo, agende uma sessão e venha cuidar do seu bem-estar físico e mental. Estamos te esperando.





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo