• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

ESTUDO COMPROVA A EFICÁCIA DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS CRANIOMANDIBULARES.

A disfunção da ATM apresentou resultados melhores após tratamento com acupuntura.



Distúrbios craniomandibulares são também conhecidos como disfunção temporomandibular ou da articulação temporomandibular (ATM). É uma dor causada justamente nesta região, na articulação que liga a mandíbula ao crânio, mais especificamente ao osso temporal.


A ATM é uma das articulações mais complexas do corpo humano e os distúrbios craniomandibulares se caracterizam por uma série de sinais e sintomas que resultam em anormalidades nessa região.


Para localizar exatamente a ATM, coloque o dedo bem à frente da orelha, abra e feche a boca. Você sentirá exatamente a articulação temporomandibular.


Quais são os principais sintomas dos distúrbios craniomandibulares?


Dentre os principais sinais e sintomas que este distúrbio pode causar, citamos os seguintes:


  • Capacidade limitada para abrir a boca;

  • Estalos ao movimentar a articulação;

  • Dificuldades para mastigar;

  • Inchaço do lado da face;

  • Zumbidos no ouvido;

  • Dor em um ou em ambos os lados do rosto.

Como é feito o diagnóstico do distúrbio craniomandibular?


O diagnóstico é concluído através do histórico, sintomatologia, características observáveis da articulação e um exame clínico minucioso que determina o diagnóstico precisamente.


Tratamento através da acupuntura.


Um estudo acompanhando 110 pacientes com distúrbios craniomandibulares com dores por mais de 6 meses avaliou o comparativo de efeitos entre a acupuntura e o uso de placas oclusais.

Os pacientes foram divididos em 3 grupos: tratamento por acupuntura, por placas oclusais e grupo controle.


O tratamento para os grupos com acupuntura e placas oclusais durou de 6 a 8 semanas. Foram realizados registros diários da dor 3 vezes ao dia (manhã, tarde e noite) e exames radiográficos. Na última sessão, após avaliação clínica, os pacientes responderam a um questionário sobre os sintomas e dores.


Os pacientes do grupo tratado com a acupuntura receberam pelo menos 6 aplicações com duração de 30 minutos, uma vez por semana. Os pacientes do outro grupo foram tratados com placas oclusais na maxila, confeccionadas em acrílico, ajustadas para promover oclusão estável.


Elas eram ajustadas semanalmente e de uso noturno durante o período de 7 a 8 semanas.

Os pacientes do grupo controle aguardaram 3 meses registrando suas dores em um diário de dor. Após esse período, os pacientes foram distribuídos nos dois outros grupos.


Acupuntura apresenta melhores resultados.


Neste estudo de curto prazo (6 a 8 semanas), a acupuntura apresentou resultados superiores na redução da dor comparado às placas oclusais. Um dos fatores que pode ter possibilitado esse resultado, é o fato de que a acupuntura também produz efeitos no Sistema Nervoso Central.

Este estudo mostrou que o resultado melhora quando o estímulo da agulha é feito no segmento dos músculos onde a dor está localizada.


Conheça mais sobre os benefícios da acupuntura na sua saúde.


A disfunção craniomandibular é uma condição de saúde que causa dores, desconfortos e complicações no dia a dia de diversas pessoas. Assim como ela, tantas outras condições de saúde podem ter seus sintomas e efeitos amenizados, ou até mesmo serem tratadas, através da técnica da acupuntura.


Venha conhecer mais sobre essa terapia milenar e entender como ela pode ser benéfica para o seu organismo.


Clique no botão abaixo e agende uma visita conosco:


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo