• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

CROMOTERAPIA: O TRATAMENTO ATRAVÉS DAS CORES

Saiba quais são as cores que podem ajudar a melhorar sua saúde e bem-estar.



As cores possuem propriedades energéticas que podem ser utilizadas com finalidades terapêuticas. A frequência luminosa que cada cor emite pode auxiliar a restaurar, manter ou mesmo alterar as vibrações do nosso corpo e mente, resultando em uma mudança significativa da nossa saúde e bem-estar.


O nosso equilíbrio energético também sofre influência através da ação dos estímulos luminosos dos quais estamos expostos no nosso dia a dia, por isso, o excesso ou ausência de uma determinada cor pode ocasionar um desequilíbrio neste sistema, refletindo em uma piora da nossa saúde física, mental ou emocional.


A cromoterapia está aprovada e sendo utilizada pelo SUS como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Porém, por ainda não haver comprovações científicas, ela não deve substituir o tratamento médico convencional.


Como funciona o tratamento com a cromoterapia?


Muitas doenças, ou problemas de saúde e emocionais que temos, têm sua origem em nossa aura. Ou seja, as doenças primeiramente se estabelecem como um desequilíbrio energético psíquico, que se somatizam para outros problemas de saúde.


A ideia da cromoterapia não é apenas tratar os sintomas, mas identificar as causas e buscar reequilibrar as energias para encontrar uma cura.


O cromoterapeuta analisa detalhadamente cada caso, encontrando e associando os sintomas às origens emocionais que levaram até aquele quadro.


Quais os principais benefícios da cromoterapia?


Devido aos seus benefícios, a cromoterapia pode ser utilizada como uma terapia integrativa para diversos problemas de saúde:


● Febre;

● Insônia;

● Diabetes;

● Doenças psiquiátricas;

● Hipertensão;

● Transtorno afetivo sazonal;

● Feridas;

● Doenças articulares.


Como é realizada a cromoterapia?


A cromoterapia busca canalizar as frequências de ondas de cada cor, extraindo delas os benefícios curativos de diversas maneiras.


A escolha da cor, bem como a técnica e tempo de exposição, dependerão da indicação do terapeuta, após uma avaliação detalhada para entender o caso.


As cores e suas aplicações na cromoterapia.


Separamos algumas das principais cores e quais são os seus benefícios para você entender um pouco melhor como funciona a cromoterapia. Acompanhe.


Vermelho: Corresponde ao Chacra Básico. Estimula a circulação do sangue, nervos, permite a liberação da adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É revigorante, energético e excitante.


Atua no sistema nervoso, conferindo confiança, coragem, iniciativa e força de vontade. Muito indicado nos casos de anemia, resfriado, má circulação, pressão baixa, reumatismo e outros.


Laranja: Corresponde ao Chacra Esplênico. Estimula o sistema respiratório e a produção de cálcio. Possui uma ação antiespasmódica, alivia cãibras e dores relacionadas ao estresse e tensão. Indicado nos casos de problemas renais e no baço, cálculos biliares, artrites, reumatismos, bursites, obesidades, torções e problemas respiratórios.


Amarelo: Corresponde ao Chacra Plexo Solar. Atua no sistema nervoso central e autônomo simpático, favorece o raciocínio e memória. Estimula órgãos como o fígado e o intestino. Atua favorecendo o sistema imunológico e circulatório.


Psicologicamente, atua melhorando o autocontrole, o otimismo e o equilíbrio mental. Indicado nos casos de depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, biliares e diabetes.


Verde: Corresponde ao Chacra Cardíaco: Age no coração e na pressão arterial. Acalma e descongestiona. Funciona como um neutralizante do excesso de vermelho, laranja e amarelo. Indicado para baixar a pressão, febre e casos de insônia. Além de ativar o crescimento de crianças e vitalizar órgãos do sistema digestivo, urinário e pâncreas.


Azul: Corresponde ao Chacra Laríngeo: Acalma o sistema nervoso central. Tem propriedades antissépticas, refrescantes e adstringentes. Vitaliza as glândulas tireoides e paratireoides, além do sistema respiratório.


Psicologicamente, age com relaxamento, paz e quietude. Indicado para problemas de garganta, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireoide, insônia, queimaduras e nervosismo.


Índigo/Anil: Corresponde ao Chacra Frontal. Possui propriedades calmantes e relaxantes. É considerada uma cor anestésica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.


Do ponto de vista psicológico, clareia e limpa a mente, estimulando a intuição. Indicado para dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne.


Violeta: Corresponde ao Chacra Coronário. Consegue aumentar o nosso magnetismo pessoal. Tem um efeito tranquilizante no sistema nervoso simpático e exerce um efeito calmante no coração, purificando o sangue. Estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal.


É anti-inflamatório, combate infecções e o estresse. Muito recomendado para concentração e meditação.


Rosa: Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sanguíneo. Desintoxica os centros nervosos, tonifica os nervos e favorece a circulação das demais cores.


Branco: A união de todas as cores é indicada para energizar o corpo todo.


Como realizar a cromoterapia?


A cromoterapia pode ser realizada através de aparelhos que emitem luzes de diferentes cores, lâmpadas coloridas, roupas, alimentos, janelas coloridas ou água solarizada.


Algumas dessas técnicas você pode fazer na sua casa, após receber orientação do seu cromoterapeuta, para potencializar o tratamento iniciado por ele.


Água Solarizada: Utilize garrafas e copos de vidro coloridos ou revestidos com papel celofane por fora. Use sempre água filtrada ou direto da fonte, não os encha até o topo. Coloque a água no sol (entre 8h e 11h) para ser energizada. Em dias nublados, deixe-os durante a manhã inteira, em dias de sol, duas horas já serão suficientes.


O ideal é prepará-la diariamente, pois a energia da água solarizada deteriora-se rapidamente, a depender da cor. As cores quentes tendem a durar 2 dias e as frias, uma semana, quando guardadas na geladeira.


Lâmpadas coloridas: Adapte spots ou bastão com bocal com lâmpadas de 25 watts na cor utilizada no tratamento. As lâmpadas devem ser direcionadas para a região afetada a ser tratada. Se utilizar o bastão, você pode efetuar movimentos circulares no sentido horário, a uma distância de 5 a 10 cm da pele.


Janelas coloridas: Utilizando papel celofane na cor necessária, coloque-o na janela por onde os raios de sol penetram (preferencialmente pela manhã). Exponha-se a esta luz por aproximadamente 5 a 10 minutos.


Os benefícios da cromoterapia na sua saúde e bem-estar podem ser sentidos já logo no início do tratamento.


Para conhecer um pouco mais sobre esta técnica e iniciar o tratamento através da análise de um especialista, entre em contato conosco clicando no botão abaixo e agende um horário para conhecer nossa clínica.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo