• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

CROMOTERAPIA: O QUE É E QUAIS SEUS EFEITOS NA SAÚDE?

Atualizado: 1 de nov. de 2021


A terapia das cores e como ela pode ser benéfica.


Cromoterapia é um tratamento complementar, também classificado como medicina alternativa ou integrativa, que busca restabelecer o equilíbrio entre corpo e mente por meio do uso terapêutico das cores.


Mas como isso acontece? Para entender melhor como a cromoterapia funciona e quais os benefícios que a terapia das cores pode trazer à sua saúde, desenvolvemos este artigo com tudo que você precisa saber sobre cromoterapia e saúde.


Como a cromoterapia age?


A cromoterapia é uma forma alternativa de se buscar a cura para diversos problemas de saúde através de uma sintonia de frequência entre as ondas produzidas pelas cores e os sentidos humanos.


Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. Ou seja, ela é uma sensação que temos ao decodificar a reflexão da luz que chega aos nossos olhos. E essa luz é transmitida através de ondas. É justamente através dessas ondas que a cromoterapia se baseia para seus tratamentos.


Cada cor terá um comprimento de onda que reagirá diferentemente quando em contato com o corpo humano. Quanto menor a onda, mais relaxante ela é e, ao mesmo tempo, quanto maior a onda, mais excitante ela é. E estes são só alguns dos efeitos que as cores podem nos provocar.

Através dos olhos, captamos as ondas geradas por essa reflexão da luz em cada cor e isto influenciará mudanças no nosso estado biológico, emocional e até físico.


E isto acontece o tempo todo. Faça um exercício de memória e perceba como muitas marcas usam combinação de cores que te remetem rapidamente à alimentação, sentir fome, sede, conforto, segurança e muito mais.


Cada cor, através do efeito causado em nosso corpo e mente por suas ondas, desempenhará uma sensação e a cromoterapia é a terapia que canaliza essas sensações para a cura de problemas de saúde. Cada cor terá uma função escolhida para você, aquela que tiver maior necessidade, segundo o terapeuta.


Como é feita a cromoterapia?


É realizada através de aparelhos que emitem luzes de cores diferentes diretamente na pele ou com a pessoa estando em contato direto com essa luz em um ambiente fechado, concentrado, deitado ou sentado.


Como falamos, a escolha do uso das cores vai depender da indicação que o terapeuta passar. Cada um tem uma função e o uso delas será voltado para resolver a sua questão de saúde física ou psicológica.


As cores consideradas quentes, como laranja, vermelho e amarelo são mais estimulantes. Estão muito relacionadas ao lado emocional da paixão, mas também da criatividade, coragem e bravura.


Cores como o azul, verde e violeta são consideradas cores frias. Provocam um efeito calmante, de tranquilidade, reequilíbrio e harmonia entre corpo, mente e mundo exterior.


Em que casos é possível utilizar a cromoterapia?


São diversos os casos de transtornos de saúde física e mental onde a cromoterapia tem se mostrado uma alternativa altamente eficaz:

  • Febre;

  • Insônia;

  • Diabetes;

  • Doenças psiquiátricas;

  • Hipertensão;

  • Transtorno afetivo sazonal;

  • Feridas;

  • Doenças articulares.


É muito comum hoje em dia, o uso de cromoterapia em bebês recém-nascidos com icterícia (pele amarelada) e pessoas com feridas infectadas. Outro uso muito comum atualmente é o da luz rosa como um auxílio no tratamento de depressão, pois já tem se comprovado que a exposição a esta luz aumenta a produção de substâncias que influenciam o humor, como a serotonina.


É sempre importante lembrar, que seja para qual indicação for, a cromoterapia é uma forma complementar e integrativa de tratamento. Ou seja, não substitui o tratamento convencional indicado pelo médico.


É possível aplicar a cromoterapia no meu dia a dia?


Sim. E isto é muito produtivo quando se está em um tratamento de cromoterapia, como uma forma de potencializar ou estender os efeitos positivos da sessão. Seguindo orientações do seu terapeuta, você pode identificar quais cores podem beneficiar o seu bem-estar e saúde e como aplicá-las em outros momentos durante o seu dia.


Você pode trocar as lâmpadas do seu quarto para as cores que está utilizando, pintar uma parede do cômodo com a cor que lhe proporcione a sensação desejada, ter objetos pela casa ou ambiente de trabalho que tenham uma cor só, bem evidente, dentro da indicação que você tem seguido.


Você sabia que as cores, tão presentes na nossa vida, poderiam influenciar tão diretamente a sua saúde? Gostou?


Venha conhecer mais sobre a cromoterapia e realizar uma sessão conosco. Venha adicionar mais cor, saúde e qualidade à sua vida.


Clique no botão abaixo e agende um horário. Estamos te esperando.





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo