• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

CONHEÇA 6 TERAPIAS ALTERNATIVAS QUE PODEM MELHORAR A ENERGIA

Tudo é formado por energia. E aqui, vamos conversar sobre terapias que potencializam as positivas e bloqueiam as negativas.


Quando falamos em terapias alternativas, estamos falando de práticas terapêuticas que são associadas aos tratamentos convencionais, de forma complementar.


Definidas como Práticas Integrativas e Complementares, muitas destas terapias alternativas são reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponibilizadas gratuitamente.


Separamos neste nosso material 6 terapias alternativas que auxiliarão você a melhorar a sua energia e do ambiente em que você esteja. Acompanhe conosco.


Cromoterapia


A terapia através das cores. Mais precisamente falando, a cromoterapia é uma forma alternativa de se buscar a cura para problemas de saúde através da sintonia de frequência entre as ondas produzidas pelas cores e os sentidos humanos.


As luzes utilizadas são como pacotes de energia que interagem com nossas células e glândulas.

Como funciona o tratamento com a cromoterapia?


Após a avaliação do terapeuta e identificação de quais os pontos do paciente que precisam reequilibrar a energia, ele utilizará aparelhos que emitem luzes de cores diferentes diretamente na pele ou com a pessoa estando em contato direto com essa luz em um ambiente fechado, concentrado, deitado ou sentado.


A escolha sobre qual cor, bem como o tempo de exposição a ela, dependerá desta avaliação do terapeuta.


Quais os benefícios da cromoterapia?


As cores consideradas quentes, como laranja, vermelho e amarelo são mais estimulantes. Estão muito relacionadas ao lado emocional da paixão, mas também da criatividade, coragem e bravura.


Cores como o azul, verde e violeta são consideradas cores frias. Provocam um efeito calmante, de tranquilidade, reequilíbrio e harmonia entre corpo, mente e mundo exterior.


Nós desenvolvemos um artigo incrível falando mais sobre a cromoterapia e os seus benefícios. Depois venha conhecer mais.


Aromaterapia


A aromaterapia é um tratamento à base de fragrâncias (óleos essenciais extraídos de plantas aromáticas) que promovem uma melhora do bem-estar físico, psicológico e emocional.


Como funciona o tratamento com aromaterapia?


A aplicação pode ser feita em banhos aromáticos ou por aplicação tópica, como em massagens. Mas o principal método de utilização é por meio da inalação destes óleos aromáticos.


Quais os benefícios da aromaterapia?


Durante o momento de angústia, ansiedade e estresse, o organismo produz grandes quantidades de um hormônio chamado cortisol. Conhecido como o “hormônio do estresse”, ele desregula todo o nosso organismo, atrapalhando o sono e aumentando sentimentos ruins e de tristeza. Passando aquela sensação de cansaço contínuo e desmotivação. A ação de alguns óleos essenciais pode reequilibrar este sistema. Conheça alguns:

  • Lavanda francesa: possui um grupo molecular principal que se liga ao sistema nervoso central e relaxa, acalma e tranquiliza;

  • Alecrim: age no sistema circulatório e é um excelente detox. Sua ação está ligada a movimento e mudança;

  • Lemongrass: excelente para a memória e criatividade, funciona muito bem para quem tem pensamentos negativos e depressivos;

  • Cítricos: todos os óleos essenciais cítricos possuem a propriedade de “alto-astral”, melhorando o humor e a energia das pessoas.

Como usar os óleos essenciais?


O ideal é gotejar um pouco do óleo no inalador. Caso não tenha o aparelho, pingue um pouco em uma panela com água fervente, coloque-a em uma vasilha, posicione-se com o rosto acima dela, cubra com uma toalha para o vapor não escapar e permaneça respirando ali por cinco minutos.


Você ainda pode utilizar pigando uma ou duas gotinhas durante o banho de banheira e junto hidratantes neutros para massagear regiões do corpo. Sempre procure um terapeuta especializado para saber quais óleos e a quantidade que deve usar.


Temos outro artigo muito interessante sobre aromaterapia[GS2] , caso você queira conhecer mais.


Acupuntura


A Acupuntura é uma especialidade médica reconhecida no Brasil pelo CFM e AMB desde 1995. Porém, sua origem é muito mais antiga que isto, há cerca de 5000 anos, como parte da Medicina Tradicional Chinesa, junto com a fitoterapia chinesa, dietoterapia chinesa e práticas corporais e de meditação. Sua prática auxilia no reequilíbrio físico e mental do paciente.


Como funciona o tratamento?


Primeiro ocorre a anamnese, a entrevista do médico com o paciente para entender o caso, conferir e pedir exames, se for preciso. Fechado um diagnóstico, o médico traçará um programa de tratamento que incluirá o número de sessões, sua duração e a quantidade de pontos e os locais que serão ativados com as agulhas.


A partir desta ativação dos pontos determinados pelo médico, ocorre uma melhora do fluxo sanguíneo do corpo todo, dos impulsos nervosos que levam nossos estímulos periféricos ao Sistema Nervoso Central e o chamado mecanismo de feedback hormonal, essa “troca” de informações entre os estímulos periféricos e o SNC, que regulam e equilibram a produção de hormônios do corpo.


Quais os benefícios da acupuntura?


Seus efeitos são rapidamente sentidos em situações de dores, sejam crônicas ou agudas. Cefaleias, dores lombares, dores pélvicas, cólicas menstruais e fibromialgias são alguns exemplos. Além das questões de queixas físicas, a Acupuntura também é extremamente benéfica em casos de origem mental e emocional, como ansiedade, depressão e estresse.


Florais


Se formos buscar as histórias da origem da Terapia dos Florais, veremos que ela se confunde um pouco com a da fitoterapia chinesa, há mais 3500 anos a.C. Porém, foi somente no século passado que a Terapia dos Florais se popularizou, através do inglês Bach.


Como funciona o tratamento com florais?


As flores são colhidas e submetidas a uma técnica de alquimia muito antiga. O processo consiste em diluir os extratos dessas flores em uma solução contendo brandy (conhaque) ou álcool e administrados pelo paciente por via oral, através de gotas, dentro de uma periodicidade definida pelo terapeuta, de acordo com a necessidade que se busca.


Quais os benefícios da Terapia dos Florais?


Assim como citamos no título, tudo no mundo é formado de energia. Principalmente os seres vivos. Uma flor também carrega consigo características energéticas únicas e ao utilizarmos os florais, relacionamos estas características da flor para o nosso corpo e mente.


Fitoterapia


Como dito, é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, que utiliza de plantas medicinais para extrair medicamentos fitoterápicos, através da extração dos princípios ativos das plantas (deixando-os o mais natural possível) e conseguir uma melhora na saúde e qualidade de vida.


Como funciona o tratamento Fitoterápico?


O tratamento pode ser realizado com cápsulas contendo o princípio ativo, ou mesmo através de chás. A dosagem da medicação fitoterápica será de acordo com a necessidade de cada paciente. Pode ser usada como um tratamento complementar ao convencional ou mesmo exclusivo. Até mesmo algumas grandes empresas farmacêuticas de medicamentos sintéticos possuem alguns produtos fitoterápicos em seu portfólio. Mais uma prova de sua eficácia.


Quais os benefícios da Fitoterapia?


De acordo com a planta utilizada, suas características podem gerar diversos benefícios para nós. Veja algumas:

  • Ginseng: é um tônico para o organismo como um todo. Melhora a circulação, regulando a pressão sanguínea. Melhora o cansaço e os níveis de cortisol no sangue;

  • Maca Peruana: conhecida por dar ânimo e tonificar os músculos. Também existem estudos que mostram sua ação na melhora dos sintomas da menopausa e imunidade de forma geral;

  • Tribulus Terrestres: as plantas adaptógenas fortalecem o corpo de uma maneira completa. Além disso, diminui o pico de glicemia depois das refeições e tem ações energizantes, revitalizantes e afrodisíacas.

Estas são só algumas, ainda existe uma enormidade de plantas medicinais que podem beneficiar tratamentos fitoterápicos, como guaraná, alecrim, gengibre, cúrcuma e mesmo a soja.

Reike


Reike é uma técnica de origem japonesa, de 1985. Consiste em uma prática de imposição das mãos, onde é canalizada a energia vital e universal para restaurar o equilíbrio físico, mental e emocional.


Como funciona o Reike?


Com o paciente deitado ou sentado, o terapeuta (reikiano) aproxima suas mãos de determinadas áreas do corpo, conforme o chakra que precisa ser trabalhado e realiza a transmissão de energia. O Reike pode ainda ser acompanhado junto com outras técnicas alternativas que citamos aqui, como a cromoterapia, aromaterapia ou música.


Nosso corpo possui 7 chakras que controlam nossos sistemas e que com o passar do tempo vão ficando desregulados. Através do Reike, é possível restabelecer este fluxo energético saudável.

Hoje temos diversas terapias alternativas que auxiliam nos tratamentos convencionais. Tudo à nossa volta é energia. Nós, principalmente, somos grandes fontes de emissão e absorção de energia. Por isso, é preciso estar em constante equilíbrio com nosso corpo, mente e o meio ambiente em que vivemos.


Venha conhecer um pouco mais sobre como restabelecer o equilíbrio, saúde, bem-estar e qualidade de vida através de uma de nossas técnicas. Clique no botão abaixo e agende horário conosco. Estamos te aguardando.





16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo