top of page
  • Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

COMO A ACUPUNTURA FUNCIONA NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL?

O uso das agulhas em pontos específicos libera neurotransmissores e melhora a saúde e a qualidade de vida.




A acupuntura é uma técnica milenar da Tradicional Medicina Chinesa e funciona como uma terapia alternativa para tratar e prevenir dores e outros problemas de saúde.


Através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, a técnica da acupuntura estimula as terminações nervosas, liberando neurotransmissores que agirão naquela região ou em alguma outra que esteja relacionada.


Cada vez mais difundida no ocidente, a técnica ainda pode gerar algumas dúvidas e desconhecimentos. Por isso, preparamos este artigo especial para você esclarecer todas as questões que possa ter sobre a acupuntura.


A acupuntura na história.


Como falamos, a acupuntura é uma técnica milenar chinesa. Ao longo da história ela foi ganhando mais adeptos e seus benefícios foram se espalhando pelo mundo.


Por ser uma terapia alternativa, muitas vezes levantou-se (e em alguns casos ainda se levantam) dúvidas quanto a sua eficácia.


Na década de 50, o governo chinês incentivou mestres da Tradicional Medicina Chinesa a ingressarem nas faculdades de medicina convencional para buscar unir a técnica aos tratamentos tradicionais.


Desde então, estudos começaram a ser feitos, comprovando sua eficácia e levando a acupuntura a um campo mais respeitado dentro da medicina.


Hoje, a técnica só poder ser praticada por médicos e sua aprendizagem é feita em faculdades de medicina.


Acupuntura atuando no sistema nervoso central.


As agulhas utilizadas na acupuntura são inseridas em pontos específicos do corpo, com terminações nervosas conectadas a diferentes regiões do cérebro.


As reações destes neurotransmissores liberados a partir da inserção das agulhas é que causam os efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes.


Estudos avaliando às respostas neuroquímicas do sistema nervoso central à acupuntura, indicam evidências de efeitos biológicos que auxiliam a entender como a técnica pode ser usada para tratar problemas de saúde.


Através da estimulação dos pontos de acupuntura, substâncias específicas e importantes são liberadas no sistema nervoso central, como a serotonina e a dopamina.


Como a acupuntura age na dor?


Uma agulha inserida em um ponto de acupuntura estimula fibras nervosas, resultando em impulsos através da medula espinhal, que dão o sinal ao sistema nervoso central para a liberação de endorfinas. A partir destas substâncias, o bloqueio do sinal de entrada da dor é promovido.


A serotonina e a norepinefrina são outras duas substâncias liberadas pelo SNC após a estimulação através da acupuntura. Essas substâncias têm o papel de suprimir a transmissão do impulso de dor, além de, no caso da serotonina principalmente, produzirem um efeito antidepressivo no cérebro.


Ou seja, ela bloqueia o sinal de entrada da dor e interrompe a transmissão do impulso da dor, gerando um efeito anti-inflamatório e uma sensação de bem-estar.


Em resumo, o tratamento com acupuntura apresenta resultados positivos por ativar neurotransmissores cerebrais, capazes de aliviar dores e alguns outros problemas de saúde.

Venha conhecer mais dos benefícios da acupuntura no seu dia a dia.


Estamos te aguardando.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page