• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

CEFALEIA TENSIONAL: ACUPUNTURA REDUZ A INCIDÊNCIA EM 50%

Estudo alemão avaliou grupo de pacientes com cefaleia tratado com acupuntura.


Dores de cabeça, como são popularmente chamadas as cefaleias, afligem diariamente muitas pessoas no mundo todo. As cefaleias podem ser de um caráter agudo ou crônico, e em ambos os casos geram consequências físicas, emocionais e sociais. A OMS coloca a enxaqueca como uma das vinte enfermidades que mais provocam ausências ao trabalho.


Se você sofre de cefaleia, sabe muito bem do que estamos falando. Os episódios podem ser de dor incapacitante e pouco se pode fazer diretamente para melhorá-la naquele momento da crise.


Neste material, conversaremos sobre as evidências da melhora causada pela acupuntura na incidência de cefaleia tensional.


O que é cefaleia e qual sua causa?


Rapidamente explicando, é o tipo mais comum de dor de cabeça. Uma dor difusa, de leve, moderada ou alta intensidade, muitas vezes descrita como a sensação de uma faixa apertando a cabeça.


Não há uma causa definida para a cefaleia tensional. Pelo menos, dificilmente há uma causa única. Em suma, alguns fatores podem ser potenciais causadores:


● Repouso insuficiente;

● Má postura;

● Estresse emocional ou mental, incluindo depressão;

● Ansiedade;

● Cansaço;

● Fome;

● Excesso de exercícios;

● Falta de sono;

● Álcool;

● Cafeína (em excesso ou abstinência);

● Gripe e resfriado;

● Problemas odontológicos como bruxismo;

● Fadiga visual;

● Fumo em excesso;

● Fadiga;

● Congestão nasal;

● Esforço excessivo;

● Sinusite.


Acupuntura reduz a incidência de cefaleia tensional em 50%


Quem sofre com cefaleia certamente já tentou diversas medicações, técnicas e alternativas para melhorar ou ao menos reduzir a incidência dos episódios de dores de cabeça. A verdade é que é muito difícil você encontrar uma forma realmente efetiva de reduzir a incidência de cefaleia tensional. Mas algumas técnicas, como a acupuntura, têm se mostrado realmente efetivas nestes casos de dores de cabeça.


Um estudo foi realizado para avaliar os efeitos da acupuntura na prevenção de cefaleia tensional e os resultados foram extremamente positivos.


Pesquisadores alemães realizaram um estudo controlado randomizado (considerado o padrão ouro nas metodologias de estudos científicos), onde dividiram 270 pacientes com queixas similares de cefaleia tensional em três grupos.


Ao longo de um período de oito semanas, um grupo foi tratado com acupuntura tradicional, o segundo foi tratado com o mínimo de acupuntura (agulhas inseridas apenas superficialmente na pele e fora dos acupontos) e o terceiro foi o grupo controle, sem nenhum tipo de tratamento (placebo).


Os participantes do grupo 1, que receberam o tratamento com acupuntura tradicional, relataram uma queda na incidência de cefaleia em quase 50% (7 dias a menos com cefaleia durante as 4 semanas que se seguiram ao tratamento).


Quem recebeu a acupuntura mínima, teve 6,6 dias a menos de episódios de cefaleia e o grupo controle relatou apenas 1,5 dias a menos com cefaleia.

O grupo controle (pessoas avaliadas com placebo durante o estudo) recebeu o tratamento com acupuntura por oito semanas após o encerramento do período da pesquisa e a partir daí apresentou melhora na incidência das cefaleias.


O número de queixas de efeitos colaterais foi muito baixo e os efeitos mais comuns foram tonturas, cefaleias de outros tipos e contusões.


Acupuntura para reduzir incidências e episódios de cefaleia.


A técnica milenar chinesa vem sendo cada vez mais estudada cientificamente, comprovando seus benefícios com dados e evidências.


Não fique sofrendo com episódios de cefaleia. Venha conversar conosco agendado um horário ao clicar no botão abaixo, saiba mais sobre a acupuntura e como ela pode ajudar no alívio da terrível cefaleia em sua vida.


Estamos te esperando.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo