• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

CEFALEIA SEM REMÉDIOS: DICAS E FORMAS DE TRATAMENTOS.

Conheça métodos alternativos e dicas para tratar e evitar dores de cabeça


Cefaleia é o termo científico para o que chamamos de dor de cabeça. Um dos problemas de saúde mais comuns e com causas e tratamentos muito variados. Acredita-se que mais de 94% das pessoas terão, ao menos, um episódio de cefaleia na vida.


O problema de ser tão comum, é que a maioria das pessoas se acostuma a sentir os incômodos da cefaleia. E não deve ser assim.


Além disso, o uso de medicamentos pode gerar outros problemas de saúde. Neste texto vamos conversar sobre alternativas como a acupuntura e a quiropraxia e dicas de tratamentos e formas de se evitar a cefaleia sem medicamentos. Acompanhe conosco.


Terapias Alternativas e Integrativas no tratamento da cefaleia


Dores de cabeça constantes, sem um sinal de melhora ao longo do tempo ou acompanhadas de outros sintomas como febre, vômitos e cansaço, devem ser avaliadas por um médico para que se identifique suas causas e o tratamento mais adequado.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, a condução ideal de tratamento nos casos de dores de cabeça é:

  1. Terapia com medicamentos;

  2. Modificações no estilo de vida, terapias físicas e comportamentais;

  3. Educação, apoio, manejo das expectativas e acompanhamento.

Porém, cada vez mais aumenta o número de pessoas (pacientes e médicos) que vêm optando por Terapias Alternativas e Integrativas no tratamento de cefaleias, como é o caso da acupuntura e quiropraxia.


As terapias integrativas como tratamento para a cefaleia são interessantes por, em primeiro lugar, diminuírem o uso de medicamentos e, em segundo ponto, elas buscam identificar e tratar a causa das dores de cabeça, sendo muito eficazes em impedir que novos episódios voltem a aparecer e não somente tratar a dor (efeito) durante a crise.


Quais Terapias Alternativas podem ajudar no tratamento da cefaleia?


Entende-se por Terapias Alternativas os tratamentos não convencionais, que não utilizarão medicamentos alopáticos ou métodos invasivos, como procedimentos e cirurgias.


Terapias Alternativas buscam encontrar a causa e tratá-la através de medicamentos fitoterápicos (derivados de plantas medicinais), naturais e de práticas baseadas no corpo e na mente, propiciando um estado de autocura. Muitas destas terapias fazem parte até mesmo do SUS (Sistema Único de saúde).


Acupuntura


O tratamento com acupuntura é indicado para os tipos de cefaleia de origem energética (alteração nos meridianos de acupuntura) e inflamatória.


A acupuntura estimula os pontos energéticos espalhados pelo corpo, reequilibrando-os e gerando um efeito anti-inflamatório e analgésico. Tornando as crises menos frequentes e intensas.


Os pacientes tratados com acupuntura relatam, além do alívio das dores de cabeça, melhora do sono, do humor, maior facilidade no relacionamento com a família e os amigos, melhor desempenho no trabalho.


Para saber mais sobre a acupuntura no tratamento da cefaleia, acesse nosso artigo específico sobre o tema.


Quiropraxia


Os ajustes ocasionados pelas manipulações articulares na coluna vertebral melhoram a comunicação do sistema nervoso central na totalidade, diminuindo os sintomas causados pela enxaqueca, principalmente a dor incapacitante na região da nuca. A diminuição da tensão muscular e compressão dos nervos da coluna também funciona como um fator preventivo de novas crises de cefaleia.


Este realinhamento físico e energético ocasionado pela quiropraxia, propicia um estado de autocura e bem-estar completo, diminuindo a frequência e intensidade das dores de cabeça sem a necessidade de medicamentos.


A quiropraxia é uma técnica que visa cuidar da qualidade de vida como um todo. Muitos casos de cefaleia são também ocasionados por estresse e ansiedade, dois fatores que são muito bem tratados pela quiropraxia com excelentes resultados.


Para conhecer melhor sobre esta técnica e todos os benefícios que ela pode te proporcionar, leia os demais artigos sobre quiropraxia que temos em nosso blog.


Dicas e hábitos que podem melhorar o tratamento da cefaleia


Se você deseja continuar levando uma vida com menos dores de cabeça e sem a necessidade de tomar medicações, além da quiropraxia e acupuntura, algumas pequenas mudanças nos hábitos e estilo de vida também são bem-vindas, além de pequenas dicas que podem fazer toda a diferença:

  • Pratique atividades físicas regularmente;

  • Ioga;

  • Meditação;

  • Melhora do sono;

  • Massagem na região da cabeça e pescoço;

  • Compressas frias ou mornas quando os episódios de crises aparecerem.


Você não precisa mais sofrer ou ter sua vida afetada fortemente por crises de dor de cabeça. E para isso, não é necessário se entupir de medicamentos que podem piorar ou gerar outros problemas de saúde.


Clique no botão abaixo e venha conversar conosco e entender melhor como uma de nossas técnicas pode te auxiliar a controlar e evitar a cefaleia de maneira a te devolver o equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida.






17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo