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ALONGAMENTO MUSCULAR: MUITO ALÉM DOS BENEFÍCIOS FÍSICOS

Saiba como a prática diária de alongar o seu corpo pode melhorar a sua qualidade de vida.


Você sabia que o alongamento muscular é interessante ser feito mesmo se você não for praticar nenhuma atividade física? Além da prevenção de lesões musculares durante os exercícios, alongar-se durante o dia, em momentos diferentes, te oferece diversos outros benefícios à saúde.


Preparamos este material para te mostrar quais são esses benefícios e como fazer uso deles durante a sua rotina diária.


Vamos começar?


Mas antes, estique seus braços acima da cabeça com as mãos unidas através dos dedos cruzados. Agora alongue-se assim por 10 segundos.

Pronto, podemos começar.






A importância do alongamento muscular


Já reparou como outros animais que convivem com a gente, gatos e cachorros principalmente, alongam-se o tempo todo? Ao acordarem e em diversos outros momentos do dia. É instintivo. É algo que nos faz bem à saúde e que a natureza, sempre sábia, aplica.


Quando você está com aquela sensação de sono ou cansaço no trabalho, efetuar alguns

pequenos alongamentos já ajudam, não é mesmo? “Acordam” o corpo, devolvem a

flexibilidade, aliviam incômodos, melhoram a circulação sanguínea e até recuperam o ânimo para continuar exercendo a atividade que estava fazendo. Você se sente mais revigorado.


Para a prática de atividade física o alongamento antes e depois é também muito importante. Antes da atividade, o alongamento prepara o seu corpo para o esforço ao qual será submetido e ajuda a aumentar a amplitude dos movimentos musculares, evitando lesões. Após a prática da atividade física, alongar-se também é igualmente importante para relaxar e tirar a tensão dos músculos impactados no exercício, prevenindo dores, tensões e lesões musculares que possam ocorrer.


Como realizar alongamentos dentro da minha rotina diária?


Separa alguns poucos minutos para você ficar completamente conectado ao seu corpo e totalmente consciente dele. Não será preciso que mais do que 5 minutos. Não tenha pressa, realize os movimentos de alongamento de forma relaxada, sem exercer tensão nenhuma na musculatura e contando lentamente, pelo menos 10 segundos por músculo.


Fazer alguns alongamentos ao acordar, nos ajudam a “colocar o nosso corpo em movimento", tirando aquela sensação mais travada e preguiçosa que a noite de sono nos causa.

Durante o trabalho, você também pode (e deve) incluir uma rotina de alongamentos periódicos. Se você trabalha muito tempo sentado, é importante fazer algumas pausas de 5 a 10 minutos, caminhar, alongar as pernas, costas, braços e pescoço. Essas regiões sofrem muitas tensões durante o dia e nem percebemos. O uso de celular e computadores exercem muita pressão principalmente na região do pescoço e cervical.


O alongamento em todo o corpo, além de te devolver um bem-estar no ambiente de trabalho, ajuda a prevenir lesões causadas por essa atividade. Se o seu trabalho for mais ativo, no sentido de ficar pouco tempo sentado, o alongamento é igualmente importante para você. Tanto quando ficamos muito tempo em pé, como sentados, causamos alguns prejuízos à circulação.

Fazer essas pequenas pausas e igualmente se alongar, também melhorará muito este fator.


Após o final de um dia, antes de você se deitar, fazer alguns pequenos alongamentos também provocam um relaxamento do corpo, trazendo uma sensação de tranquilidade, conforto e bem-estar, que se reflete em uma noite de sono com muito mais qualidade.


Os benefícios de quem se alonga frequentemente


Como falamos, além da melhora na circulação sanguínea, a prática de alongar-se diariamente traz muitas melhorias na qualidade de vida. Conheça as principais:


Postura ereta


Quem tem um bom alongamento e costuma exercer esta prática diariamente, dificilmente tem uma postura curvada. A pessoa bem alongado torna-se mais esguia, com uma boa postura e diminui as chances de incômodos, dores ou mesmo lesões na coluna cervical.


Melhora da circulação sanguínea


A mesma posição repetida por muito tempo (sentado ou em pé) prejudica muito a circulação do sangue no nosso organismo. Quando você interrompe esse tempo com pequenas sessões de alongamento entre eles, você revigora o seu corpo, relaxa a musculatura e melhora a circulação sanguínea, fazendo-a voltar ao normal.


Prepara e aquece a musculatura para uma atividade


É importante alongar-se, para que os músculos (principalmente os que serão mais impactados) estejam bem condicionados para o exercício que será executado. Não só melhorando o seu desempenho durante a atividade, como também prevenindo lesões.


Relaxa e previne após a atividade física


Logo após a prática física, o alongamento traz a sensação de relaxamento aos músculos exigidos e previne as dores, incômodos, como câimbras.


Alongar-se é algo natural e que nos faz bem instintivamente. O que precisamos é conhecer um pouco mais do nosso corpo, ouvi-lo, entendê-lo e buscar formas de devolver o bem-estar e conforto.


Aliás, que tal começar agora? Já passamos alguns minutos juntos aqui olhando para essa tela. Vamos levantar e nos alongar um pouco?



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