top of page
  • Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE

Estudo avaliou os benefícios da acupuntura aliada ao tratamento de rotina da osteoartrite.


Osteoartrite, osteoartrose ou artrose é uma doença articular degenerativa, extremamente prevalente na população, responsável por cerca de 30 a 40% das consultas nos ambulatórios de reumatologia.


A doença se caracteriza por um desgaste na cartilagem, o tecido que reveste as extremidades dos ossos e protege os atritos. Está muito relacionada ao envelhecimento, sobrepeso, esforços físicos repetitivos e esporte, como o futebol.


Alguns sintomas são bem característicos da osteoartrite, principalmente em pacientes mais velhos:

  • Dor nas articulações;

  • Rigidez e diminuição da mobilidade articular;

  • Perda de flexibilidade;

  • Rangidos e estalos nas articulações;

  • Inchaços.

Os tratamentos têm como principal objetivo aliviar os sintomas e devolver a qualidade de vida ao paciente, permitindo que ele leve uma vida normal, sem limitações ou dor.

Acupuntura no tratamento da osteoartrite.

O uso dos medicamentos anti-inflamatórios nos tratamentos convencionais está associado a uma série de efeitos colaterais. Justamente por isso, pacientes com osteoartrite vêm buscando na acupuntura, uma alternativa para o alívio da dor crônica causada pela OA.

Um estudo publicado em 2006, no Arthritis & Rheumatism, avaliou o uso da acupuntura como uma expansão ao tratamento médico convencional em pacientes com osteoartrite.


O estudo de acupuntura no tratamento da osteoartrite.


Durante 3 anos (julho de 2001 até julho de 2004), 3.553 pacientes com dor crônica de joelho e quadril foram divididos em três grupos: 322 pacientes tratados com 15 sessões de acupuntura no período de 3 meses; 310 no grupo controle não tratados com acupuntura durante os primeiros 3 meses e 2921 pacientes (que não consentiram a randomização) receberam o mesmo tratamento que o grupo de acupuntura.


Eles foram acompanhados por 6 meses e o grupo controle recebeu o tratamento com a acupuntura nos 3 meses finais.


Segundo os autores, pacientes com dor crônica decorrente da osteoartrite apresentaram melhoras significativas nos sintomas e na qualidade de vida em comparação com os pacientes que receberam apenas tratamento de rotina. Isto notou-se em ambos os grupos tratados com a técnica (randomizado e não randomizado).


O grupo controle, tratado com acupuntura nos 3 meses finais, apresentou uma melhora e resultados ligeiramente inferiores ao grupo tratado desse o início.


A conclusão dos autores é de que pacientes com dor crônica decorrente da osteoartrite de joelho ou quadril, submetidos ao tratamento convencional de rotina e que tiveram a técnica da acupuntura adicionada ao tratamento, apresentaram benefício clinicamente comprovado, relevante e persistente.


Experimente acrescentar acupuntura à sua saúde.


A técnica milenar chinesa é comprovadamente eficaz para diversas questões relacionadas à saúde, bem-estar e qualidade vida. Tanto no aspecto físico, quanto mental e emocional.


Se você sofre com dores, como no caso da osteoartrite citada no artigo, ou algum outro tipo de incômodo na sua saúde, clique no botão abaixo, agende uma sessão e venha conhecer os benefícios que a acupuntura pode te oferecer.


Estamos te aguardando.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page