top of page
  • Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA CEFALEIA: VENHA CONHECER MAIS.


Poucas pessoas podem afirmar que nunca sofreram com cefaleia na vida. Cefaleia é o termo médico para designar o que chamamos “dor de cabeça”. Agora o início do texto faz ainda mais sentido, não é mesmo?


E justamente por isso, muitas pessoas consideram cefaleia algo normal. Porém, essas dores de cabeça podem ser esporádicas (agudas) ou mais frequentes (crônicas). E é aí que está o maior problema. Muitos casos de cefaleias crônicas têm um caráter incapacitante e que atrapalha a qualidade de vida dos pacientes.

E como a acupuntura entra como opção de tratamento nestes casos? É exatamente sobre isso que este nosso texto aborda. Continue acompanhando com a gente.

Tipos de cefaleia e quais podem ser tratadas com acupuntura. Existem alguns tipos de cefaleias cada vez mais frequentes como condição clínica na população. Em média, quase 90% dos casos de dores de cabeça encontrados e ambulatórios diariamente estão relacionados a cefaleias crônicas. As mais frequentes são:

  • Enxaqueca (com ou sem aura);

  • Cefaleia tensional;

  • Cefaleia em salvas (dor intensa de um lado da cabeça, na têmpora ou em volta do olho, que dura pouco tempo).


Existe ainda um tipo de cefaleia chamada secundária, que ocorre devido ao uso excessivo de medicamentos e geralmente é uma complicação de um quadro já pré-existente. E muitas vezes, a cefaleia pode acompanhar os sintomas de alguma outra condição ou síndrome, como no caso da TPM nas mulheres.



A acupuntura está indicada para as cefaleias de origem energética (alteração nos meridianos de acupuntura) e inflamatória.


Enxaqueca


É provavelmente o tipo mais frequente de cefaleia. Trata-se de uma doença crônica e que acarreta uma série de alterações e impeditivos comportamentais do indivíduo, como consequências físicas, sociais e psicológicas.


A prevalência é de cerca de 12% a 16% da população e com um maior número de casos em mulheres.


A OMS categoriza a enxaqueca como uma das 20 enfermidades que mais provocam ausência no trabalho. Ou seja, a cefaleia crônica, causa uma série de eventos complicadores não só para quem sente a dor, mas para pessoas que convivem diretamente com este paciente.


O tratamento com medicamento geralmente tem custo mais alto e os resultados preventivos são relativos, além dos efeitos adversos que todo uso de medicação pode causar.


Cefaleia tensional


Ou a cefaleia por tensão, é causada, principalmente, pela contração dos músculos do pescoço e está relacionada diretamente ao estresse, ansiedade e noites mal dormidas.


Esta é uma condição de saúde que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa em qualquer momento da vida, justamente por estar muito ligada a situações estressantes e de forte pressão psicológica e emocional. 


Além dessas que citamos acima, existem outras causas responsáveis pelas cefaleias tensionais:

  • Excesso de preocupação;

  • Tensão emocional;

  • Má postura;

  • Dificuldade para enxergar;

Alterações hormonais;

  • Desidratação;

  • Exposição ao sol;

  • Alterações do apetite.

Seus sintomas são a sensação de uma pressão na cabeça e atrás dos olhos, dores na nuca e na testa, além de uma sensibilidade excessiva nos ombros, pescoço e couro cabeludo.


Em média duram de 30 minutos a algumas horas.


Cefaleia em salvas


Como citamos, é uma dor intensa, que quase sempre começa de repente. Geralmente, inicia-se com uma congestão nasal, coriza, seguida de uma dor de cabeça excruciante em um lado da cabeça, sobre um dos olhos ou na têmpora. Muitas vezes vem seguida de uma pálpebra caída, vermelhidão no rosto e lacrimejamento.


Uma característica interessante das cefaleias em salvas, é que elas parecem ter uma espécie de frequência certa nos seus episódios. Como se acontecessem de tanto em tanto tempo, ou sempre no mesmo período do ano, ou em um mesmo horário do dia. Esta condição varia muito de pessoa para pessoa. A cefaleia em salvas pode desaparecer completamente (entrar em “remissão”) por meses ou anos.


A acupuntura no tratamento da cefaleia.



Como falamos, a acupuntura está indicada para os casos de cefaleias que não tenham relação com uma doença ou causa anatômica. Ou seja, é indicada para aquelas de origem energética (alteração nos meridianos de acupuntura) e inflamatória.


Cefaleia: diagnóstico e tratamento com acupuntura.


O diagnóstico, na maioria dos casos, é feito de maneira clínica. Ocorre uma anamnese (investigação do histórico de saúde do paciente), avaliação neurológica e clínica. Se necessário, pode-se pedir exames complementares.


A eficácia do tratamento com acupuntura está em seu efeito analgésico e anti-inflamatório, tornando-se uma alternativa ao uso excessivo de medicamentos com bons resultados.


Em geral, as cefaleias como enxaqueca e tensional são as mais comumente tratadas e com melhores resultados. Ensaios disponíveis sugerem que a acupuntura pode ser tão eficaz quanto o tratamento com medicamentos na profilaxia.


As sessões são iniciadas semanalmente e sua frequência dependerá de cada caso e será determinada após a avaliação. Em média, cada sessão dura de 30 a 50 minutos. A escolha dos pontos é totalmente individualizada e considerando o diagnóstico. Dependendo do quadro, os primeiros resultados já podem ser percebidos no primeiro mês de tratamento.


O objetivo principal da acupuntura no tratamento das cefaleias é tornar as crises menos frequentes e menos intensas. O ideal é se devolver a qualidade de vida completa e impedir que a dor seja um fator limitador ou incapacitante na vida do paciente. É muito comum pacientes tratados com acupuntura relatarem melhoras no humor, sono, relacionamento com familiares e amigos, desempenho do trabalho e autoconfiança.


Venha conversar com nossos profissionais, fazer uma avaliação e comprovar os benefícios da acupuntura nas dores de cabeça.




-



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page