• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

As dores e incômodos fortes nas mãos podem ser tratadas de uma maneira não invasiva e muito eficaz.


Você conhece a síndrome do túnel do carpo? Essa neuropatia de nome estranho causa dores intensas, sensações de choque e formigamento nas mãos e pode até levar à perda da função e alguns movimentos do membro.


Algo muito positivo que tem sido avaliado, é o resultado da acupuntura no tratamento da síndrome do túnel do carpo.


Continue nos acompanhando para entender um pouco mais sobre esta neuropatia e como a acupuntura pode ser eficaz em tratar esses sintomas.


O que é a síndrome do túnel do carpo?


Túnel do carpo é uma região que fica localizada entre o punho e as mãos. Por dentro desta estrutura passa o nervo mediano. Quando esse nervo sofre uma compressão, ocorre a síndrome do túnel do carpo. Os incômodos sentidos podem se alastrar para todo o braço e até os ombros.


Sintomas


As dores, formigamento e sensação de choque são os sintomas mais frequentes. Porém, se não for tratada adequadamente e o quadro piorar, com o tempo, a síndrome do túnel do carpo pode limitar os movimentos do membro, podendo até causar a atrofia da mão.


Causas


É possível que a síndrome se desenvolva sem um fator específico para desencadeá-la, porém, existem algumas questões que se observadas e tratadas adequadamente, auxiliam a evitar que a síndrome do túnel do carpo apareça:


● Hipotireoidismo;

● Acromegalia;

● Diabetes;

● Obesidade;

● Artrite reumatoide;

● Fraturas;

● Gravidez.


Acupuntura no tratamento da síndrome do túnel do carpo


Recentemente, pesquisadores rastrearam alterações ocorridas no cérebro e no sistema nervoso central durante o tratamento com acupuntura em pacientes com a síndrome do túnel do carpo. O que eles concluíram é que o tratamento com acupuntura traz resultados muito positivos no alívio das dores na mão e no punho.


Foi realizado um estudo clínico randomizado com 80 pessoas com a síndrome e divididas em 3 grupos. O primeiro grupo recebeu o tratamento com agulhas nos punhos e tornozelos. O segundo recebeu somente no punho. E o terceiro recebeu uma acupuntura simulada, com aplicação de agulhas “falsas” nas proximidades do punho afetado, para servir de placebo.


A partir da análise de imagens de Ressonância Magnética Funcional e testes de conduções nervosas realizados antes e depois do tratamento, os pesquisadores mediram o efeito da acupuntura sobre o cérebro e nervos periféricos.


Todos os grupos apresentaram alívio da dor. Porém, os dois grupos tratados com a acupuntura mostraram melhoras fisiológicas mensuráveis nos centros da dor junto ao cérebro e aos nervos, o que não foi visualizado no grupo placebo.


E este efeito positivo no alívio da dor dos pacientes tratados com a acupuntura mostrou-se mais significativo depois de 3 meses, algo que também não foi notado no grupo placebo.


Venha conhecer os benefícios da acupuntura.

A acupuntura é uma excelente terapia de primeira linha e deve sempre ser avaliada caso a caso, antes do paciente e o médico optarem por procedimentos mais invasivos, como cirurgias.


Além da síndrome do túnel do carpo, diversas outras patologias físicas e até emocionais podem ser tratadas com os benefícios da acupuntura.


Agende uma visita clicando no botão abaixo, venha nos conhecer e sentir a melhora na saúde, qualidade de vida e bem-estar que a acupuntura pode te oferecer.





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo