• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

ACUPUNTURA: PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

Tire suas dúvidas e conheça um pouco mais sobre os benefícios desta técnica milenar.


Desenvolvida há mais de 5.000 anos na China, a acupuntura é uma técnica de terapia integrativa extremamente eficaz e comprovada, inclusive com orientações, recomendações e indicações da OMS em diversos casos.


Porém, mesmo com tanto tempo de prática e estando cada vez mais presente na nossa rotina e cultura, a acupuntura ainda gera dúvidas em muitas pessoas.


Justamente por isso, desenvolvemos este conteúdo completo com as principais dúvidas sobre a técnica. Acompanhe com a gente essa leitura e veja os enormes benefícios que a acupuntura pode trazer à sua saúde.


O que é acupuntura?


Acupuntura, como falamos no início, é uma técnica milenar chinesa. Esta técnica se baseia na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo com a finalidade de tratar e prevenir doenças, além de uma melhora do bem-estar físico, emocional e psicológico.


Como a acupuntura funciona?


Os pontos específicos onde as agulhas são aplicadas são referentes ao problema de saúde relatado pelo paciente. Desta forma, as agulhas estimulam as terminações nervosas existentes na pele e nos demais tecidos, enviando mensagens até o cérebro e agindo no tratamento destas doenças, dores, desconfortos e desequilíbrios físicos, psicológicos e emocionais.


Como ocorre um tratamento de acupuntura?


O primeiro passo é a análise do caso pelo acupunturista. Ele examinará sua condição, suas queixas e avaliará as áreas reativas correspondentes para determinar quais os pontos que serão utilizados.


A partir desta análise é que ele aplicará as agulhas neste pontos. Vale destacar que todas as agulhas são estéreis, pré-embaladas, descartáveis e têm a espessura de um fio de cabelo. Elas são inseridas conforme a necessidade e o ponto escolhido, podendo ser em uma fração de centímetros ou em até 5 cm.


Em média, após a inserção das agulhas, espera-se até 20 minutos para removê-las.


Quais condições de saúde podem ser tratadas com a acupuntura?


Muitos são os casos e condições de saúde que podem ser tratados através da acupuntura, sendo físicas, emocionais ou psicológicas:

  • Dores crônicas;

  • Dores de cabeças e enxaquecas;

  • Cólicas menstruais e lombalgia;

  • Dor cervical e mialgia;

  • Osteoartrite;

  • Dor facial;

  • Cólon espástico;

  • Condições de tensão repetitiva;

  • Melhora do sistema imune;

  • Estresse;

  • Ansiedade e outros.

Em algumas patologias, o uso da acupuntura traz resultados tão expressivos e já tão fortemente avaliados, que ela é recomendada pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS):

  • Distúrbios digestivos: gastrite e hiperacidez, cólon espástico, constipação, diarreia, síndrome do intestino irritável.

  • Distúrbios respiratórios: sinusite, dor de garganta, bronquite, asma.

  • Distúrbios neurológicos e musculares: cefaleias, tiques faciais, dor cervical, enxaqueca, ombro congelado (capsulite adesiva), cotovelo do tenista (epicondilite lateral), várias formas de tendinite, lombalgia, ciática, osteoartrite.

  • Problemas urinários, menstruais e reprodutivos.

Acupuntura dói? Qual a sensação durante as sessões?


Esta é talvez a dúvida (e o receio) mais frequente de quem não conhece tão bem a técnica. Para responder rapidamente: não.

A acupuntura não dói e não irá te ferir.


Quando falamos de dor, precisamos considerar o fator individualidade. Cada pessoa tem um limiar diferente de outra, mas as sessões de acupuntura não irão te causar dor ou desconforto.


O que é frequentemente relatado pelos pacientes são sensações como uma espécie de leve peso no local da agulha, algo latejante, um leve formigamento ou mesmo reações como calor nestes pontos ou pelo corpo. O que demonstra que o tratamento está fazendo efeito. E mesmo essas sensações são descritas como leves e passageiras.


Se em algum raro caso de aplicação houver algum desconforto ou leve dor, o acupunturista removerá a agulha e buscará outro ponto correspondente.


Como me sentirei depois das sessões de acupuntura?


Dependendo de qual é o seu caso e o tipo de tratamento aplicado, você poderá se sentir relaxado, calmo, tranquilo e revitalizado.


O número de sessões e a frequência delas dependerá de cada caso e da determinação do acupunturista. Dificilmente uma única sessão pode gerar um alívio ou melhora completa da dor, desconforto ou problema de saúde relacionado. Em média, uma ou 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal de um tratamento.


A acupuntura tem efeitos colaterais?


Em via de regra não, nenhum. Este é um dos motivos pelo qual a técnica foi tão bem aceita no ocidente, a sua baixa (ou nenhuma) incidência de efeitos colaterais.


Em quanto tempo os resultados do tratamento com acupuntura começam a aparecer?


Isto dependerá muito de cada caso. Como falamos um pouco antes, dificilmente algum caso se resolverá com uma ou duas sessões. Existem bons resultados de melhora já desde o início, mas para um efeito mais consistente e duradouro são necessárias várias sessões de tratamento.


Qual a frequência ideal destas sessões?


O médico acupunturista determinará de acordo com o seu quadro e a necessidade do seu tratamento.


O curso normal do tratamento, na maioria dos casos, é de 1 a 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas. Mas isto sempre será reavaliado pelo profissional acupunturista.


Além do tratamento, a técnica funciona de uma maneira preventiva. Muitas pessoas encontraram um equilíbrio ideal da saúde, realizando de 2 a 4 sessões no ano, promovendo uma melhora do sistema imunológico, saúde, bem-estar físico, emocional e a prevenção de doenças.


A acupuntura pode ser realizada em crianças e gestantes?


Sim. A acupuntura é uma técnica tão eficaz e segura que pode ser tranquilamente realizada em crianças e gestantes. No caso de gestantes, sempre vale a pena conversar com o obstetra sobre a acupuntura, já que mulheres grávidas têm restrições a diversos medicamentos e a técnica pode ajudar em diversos casos como fadiga, náuseas, mal-estar, constipação, cefaleias, enxaquecas, dores musculoesqueléticas no quadril e na região lombar.


No terceiro trimestre, a acupuntura pode ajudar na posição do bebê, facilitando o parto normal.


O que é a eletroacupuntura?


A técnica é bastante similar à acupuntura tradicional, inclusive estimulando os mesmos pontos no tratamento.


A diferença na eletroacupuntura é que pequenos eletrodos são ligados às agulhas e geram pequenos impulsos elétricos que acessam os músculos e o ponto específico a ser tratado.

É muito utilizada em casos de paralisia e dor musculoesquelética, sendo efetiva também no tratamento do vômito moderado pós-quimioterapia.


Esta técnica é indolor e não causa desconforto algum.


O que é a ventosaterapia?


Esta é uma técnica muito antiga e muito utilizada para o tratamento de dores musculoesqueléticas, como dores na coluna.


Pequenos copos são aquecidos e colocados na região determinada a ser tratada. Conforme os copos esfriam, vão criando uma sucção que puxa a pele levemente para dentro do copo. Essa sucção promove a melhora do fluxo sanguíneo, proporcionando a cura da queixa na região afetada.


A acupuntura interfere em outros tratamentos?


A acupuntura é uma excelente aliada em diversos tratamentos, podendo ser utilizada como uma forma integrativa para acelerar os processos de cura em diversos casos. Além disso, feita com uma frequência avaliada e determinada por um profissional acupunturista, ajuda a prevenir lesões e melhorar a qualidade de vida de uma forma completa.


Chegando ao ponto


Ficou bem completo este nosso material, não ficou? Tirou todas as suas dúvidas? Se quiser saber um pouco mais sobre a acupuntura ou mesmo já começar a sentir os benefícios da técnica na sua vida, entre em contato com a gente clicando no botão abaixo. Teremos enorme prazer te receber mostrar como a acupuntura pode ser exatamente o que você está procurando.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo