• Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

ACUPUNTURA DÓI? ENTENDA COMO ESTA TERAPIA FUNCIONA.



Esta técnica milenar é altamente eficaz em problemas físicos e emocionais.


O desconhecimento sobre a técnica da acupuntura e até mesmo o medo comum que muita gente tem de agulhas, acabam sendo uma barreira enorme para que mais pessoas se beneficiem dos ganhos de saúde que ela pode oferecer.


Para desmitificar muitos destes pontos, preparamos este artigo especial para tirar todas suas dúvidas, incertezas, medos e mostrar a possibilidade de melhorar sua saúde e qualidade de vida através da acupuntura.


Continue a leitura conosco.


As sessões de acupuntura causam dor?


Este é o principal equívoco sobre a acupuntura e a principal razão pela qual muitas pessoas nem sequer tentam a técnica: o medo de sentir dor.


Para já tirar isso logo da frente: acupuntura não vai te ferir ou te machucar.


A técnica é justamente para funcionar como uma forma de reequilibrar o seu bem-estar físico e emocional. Diminuindo ou eliminando justamente algum ponto de dor e desconforto.


O que pode ser sentido, relatado em grande parte dos casos, é uma espécie de sensação de leve peso no local da agulha, algo latejante, um leve formigamento ou mesmo reações como calor nestes pontos ou pelo corpo.


Claro que quando falamos de dor, fica difícil de classificá-la de uma forma geral, tendo em vista que é algo completamente subjetivo e cada pessoa tem o seu próprio limiar de dor. Mas, em geral, na imensa maioria dos casos, a acupuntura não causa dor ou desconforto.


Mesmo estas sensações comuns que relatamos mais acima, quando ocorrem são passageiras e em questão de poucos segundos o paciente não sente mais nada.


Como funciona a técnica de acupuntura?


A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde.


A terapia consiste em aplicar estas pequenas agulhas em pontos específicos do corpo, estimulando terminações nervosas existentes na pele e nos demais tecidos, enviando mensagens até o cérebro e agindo no tratamento de doenças, dores, desconfortos e desequilíbrios físicos e emocionais.


Desta maneira, quando alguma das sensações relatadas no texto aparecem (formigamento, calor, latejo) é um indicador de que a técnica está agindo corretamente em um ponto muito específico e precisava ser estimulado.


Já que estamos falando das sensações de um paciente durante a sessão de acupuntura, precisamos destacar que muitas pessoas comentam sentir uma onda de bem-estar, calma, tranquilidade, sonolência e até mesmo reações físicas, como alívio de pressão ou aperto no peito e melhora da motilidade intestinal.


A sua condição física e emocional no dia da sessão também influenciará nestas sensações, bem como na intensidade com a qual você irá senti-las. A tensão passada para nosso corpo reflete neste momento, e é um dos pontos tratados pela acupuntura.


Tenho muito medo de agulha. Consigo fazer acupuntura?


A resposta é sim. Principalmente porque a técnica e os materiais utilizados são bem diferentes de injeções tradicionais de medicamentos, coletas de sangue ou mesmo as agulhas de tatuagem, por exemplo.


As agulhas (sempre descartáveis) têm um calibre, ou seja, espessura, que se assemelham a de um fio de cabelo (algo como 10 vezes mais finas do que de uma injeção comum) e a inserção não é algo profundo, a ponto de causar uma dor ou um desconforto grande.


A terapia de acupuntura é tão bem tolerada e traz benefícios tão sólidos, que é indicada até mesmo para crianças sem nenhum tipo de problema. Até mesmo em tratamentos veterinários a técnica é utilizada com excelentes resultados.


Acupuntura: qualidade de vida que se sente na pele


Claro que, como falamos, o desconforto e a sensação de dor é algo muito pessoal. A terapia de acupuntura não deve causar dor. Se em algum ponto você sentir algo que esteja passando do seu limiar suportável e esteja incomodando, você deve conversar com o seu acupunturista para que ele remova a agulha e procure um outro ponto para aplicar, de modo a aliviar essa sua sensação.


É sempre importante lembrar de procurar um acupunturista certificado e capacitado para que toda a técnica seja sempre feita da melhor maneira possível, oferecendo a você a possibilidade de recuperar a qualidade de vida e saúde que procura.


Achou interessante? Diminuiu o medo ou o receio? Que bom. Agora venha sentir na própria pele (fica difícil fugir do trocadilho) os benefícios da acupuntura. Venha ter um ganho de bem-estar e qualidade de vida real.


Clique no botão abaixo e agende uma sessão conosco. Estamos te esperando.






15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo