top of page
  • Time Clínica Quiropraxia Equilíbrio

A ACUPUNTURA AURICULAR E A PERDA DE PESO

Estudo comprova a eficácia da técnica em pacientes com sobrepeso



Você sabia que através das nossas orelhas é possível identificar e tratar diversas questões de saúde do nosso organismo?


A acupuntura auricular é uma técnica de medicina alternativa que consiste em estimular pontos específicos da nossa orelha externa que tenham uma relação direta com outras regiões do nosso corpo.


Através de esferas de aço, ouro, prata ou sementes de mostarda, estes pontos são estimulados, ajudando a prevenir e tratar doenças. Em relação à obesidade e emagrecimento, foi realizado um estudo que trouxe resultados muito positivos com a técnica.


O emagrecimento através da acupuntura auricular.


Um novo estudo foi realizado e comprovou que a utilização da acupuntura auricular em cinco pontos é eficaz para o emagrecimento em pacientes com sobrepeso.


O estudo avaliou também a técnica com apenas um ponto de estimulação, apresentando um resultado positivo, porém inferior aos cinco pontos. Entenda como funcionou.


Estudo: Acupuntura auricular para a perda de peso.


Foi realizado um ensaio clínico randomizado de um total de 91 pacientes com o IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou superior a 23. Estes pacientes foram divididos em 3 grupos. O grupo 1 recebeu a estimulação combinada de 5 pontos de acupuntura. O grupo 2 recebeu a estimulação em apenas um ponto (o do apetite). E o grupo 3 recebeu a acupuntura falsa.


Depois de 4 e 8 semanas do início do estudo, foram tomadas medidas para avaliar a eficácia clínica. O resultado encontrado foi que a combinação de 5 pontos da acupuntura mostrou-se mais eficaz na redução de peso em 6% no IMC do que o grupo que havia feito o estímulo em apenas um ponto.


Os 5 pontos trabalhados no grupo 1 foram:

● shenmen;

● baço;

● estômago;

● apetite;

● endócrino.


O grupo dois recebeu apenas no ponto relacionado ao apetite e o grupo 3, o grupo controle, recebeu as aplicações nos 5 pontos da acupuntura auricular, mas eles foram removidos imediatamente.


Os grupos 1 e 2 mantiveram um tempo total de aplicação de 8 semanas usando pequenas agulhas de acupuntura presas por fita adesiva. O grupo 3 recebeu apenas estimulação auricular local dos pontos de acupuntura para simular a experiência, mas os pontos não foram retidos. Essa fita especial manteve as tachinhas presas nos grupos 1 e 2 durante este período e ainda serviu para ocultar a ausência de agulhas no grupo 3.


Além disso, houve uma redução da circunferência abdominal maior no grupo com a aplicação combinada de 5 pontos.


Os autores concluíram que as duas abordagens (com 1 e 5 pontos de aplicação) podem ajudar a tratar o sobrepeso, contudo, ficou provado que o tratamento com cinco pontos pode ser mais apropriado.


Conheça mais sobre a acupuntura


A acupuntura é uma técnica milenar que auxilia no tratamento de diversos problemas de saúde física, mental e emocional. A estimulação de pontos específicos do corpo pode trazer benefícios e melhorias de bem-estar e qualidade de vida.


Clique no botão abaixo, agende um horário conosco e venha conhecer mais sobre essa técnica alternativa e saber como ela pode ser interessante para você.




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page